Albergaria dos Doze recebe, este ano, entre 25 e 27 de Agosto, a 21.ª edição da afamada Mostra Gastronómica da Região de Alitém, um evento que pretende promover “as raízes e cultura local”, através da dinamização de várias actividades, revela o presidente da União das Freguesias de Santiago, São Simão de Litém e Albergaria dos Doze, Manuel Nogueira Matos, enquanto explica que o evento alia a gastronomia, o artesanato e a animação para atrair público de toda a região Centro.
Dando nota de que o evento se realiza “rotativamente, ano após ano, pelas três sedes das antigas freguesias que compõem actualmente esta União”, o autarca admite que “esta é uma forma de promover os nossos territórios de forma que quem nos visita por esta altura fique com vontade de voltar e de explorar outros pontos de interesse”.
A divulgação das tradições gastronómicas e culturais é o grande ponto forte deste evento, que terá na zona das tasquinhas o local mais povoado. No total são quatro os espaços, dinamizados pelas colectividades da União das freguesias, onde será possível apreciar os melhores sabores regionais, “como os tortulhos, o carneiro, confeccionados de diferentes maneiras, e que são uma imagem de marca de Alitém”, além do bacalhau ou dos grelhados, sem esquecer as deliciosas sobremesas.
De acordo com Manuel Nogueira Matos, “este ano decidimos apostar num programa mais atractivos, com a presença de bandas mais conhecidas de forma a atrair mais visitantes”, onde destaca nomes como Banda Mov, Dexys, ou o duo musical Mikas, sem esquecer os dj’s Bruno MJ e Vítor Jorge. O certame conta ainda com a actuação dos grupos de Concertinas do Mondego e Sons de Sicó, assim como do Grupo de Cavaquinhos da Academia Sénior de Leiria.
Outra das novidades passa pela inauguração da Praceta Jacinto Gameiro Lopes, um espaço localizado nas imediações da estação de caminhos-de-ferro de Albergaria dos Doze, num investimento municipal que ascende aos 163.000 euros, que pretende ser um cartão-de-visita a quem chega à vila por esta via.
Com a organização deste evento pretende-se ainda mostrar a “pujança da actividade económica e industrial de Alitém”, que revela estar a “viver um momento de grande expansão”, nomeadamente com a “fixação de novas famílias, com o ingresso de mais crianças nos nossos estabelecimentos de ensino, e até na área da construção temos sentido um avanço, como muitas casas a serem alvo de restauro e recuperação”, enfatiza.
Desta forma, o evento torna-se também atractivo “não só para facilitar encontros e reencontros, mas também para a criação de novos laços de amizade”, remata.
ANA LAURA DUARTE
[NOTÍCIA DA EDIÇÃO IMPRESSA]
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM