25 de Fevereiro de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Músicos em diálogo com ambiente acústico das Terras de Sicó

31 de Agosto 2023

Dois músicos de Coimbra vão criar no domingo percursos sonoros que se relacionam com o ambiente acústico de dois lugares da Terras de Sicó, a Cascata da Pedra Ferida e o Canhão do Vale do Poio.

A iniciativa de criação artística, dinamizada pelo Fila K Cineclube, decorre no domingo, às 11:00 e às 17:00, e tem como objectivo apresentar um programa cultural que estabelece uma relação “entre as imagens da natureza e a música”, afirmou aquela associação cultural de Coimbra, em nota de imprensa enviada à agência Lusa.

Às 11:00, o multi-instrumentista Gonçalo Parreirão, que já participou em cine-concertos promovidos pela Fila K Cineclube, irá explorar “sonoramente o ambiente acústico” da Cascata da Pedra Ferida, no concelho de Penela, procurando criar “um diálogo musical com os sons da natureza, nomeadamente com a água”, referiu.

A associação propõe um pequeno percurso pedonal da aldeia do Espinhal até à cascata (três quilómetros).

No Canhão do Vale do Poio, no concelho de Pombal, será a vez do saxofonista e compositor João Mortágua explorar o ambiente daquele local com “uma acústica muito especial”, perspectivando-se uma relação da sua música com o som dos pássaros.

“A iniciativa cultural tem como objectivo principal a valorização e a sustentabilidade de determinados patrimónios ambientais, para isso, convidamos o público para uma viagem até às Terras de Sicó. Propomos um momento para a contemplação e sentir o pulsar do território através do cruzamento entre os sons ambiente e os sons produzidos pelos músicos”, disse a Fila K.

Para a associação, estas acções pretendem “criar uma forma de ver e ouvir de perto e impulsionar uma escuta atenta do ambiente sonoro que vale como elemento autónomo”.

Os dois momentos serão gravados para serem exibidos na Casa das Artes Bissaya Barreto, em Coimbra, em data a anunciar.

Os dois músicos vão juntar-se para realizar um trabalho que combine o material visual e sonoro, que será gravado no domingo.

O evento é apoiado pela Direcção Regional da Cultura do Centro (DRCC).

Lusa


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM