20 de Junho de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Murais testemunham passagem de jovens da JMJ por Ansião

18 de Agosto 2023

A freguesia de Ansião está mais bonita, e a razão é simples: três novos murais, localizados em propriedades da fábrica da Igreja, em Ansião, Lagarteira e Torre de Vale de Todos testemunham a passagem de cerca de 150 jovens pela freguesia, no âmbito dos Dias da Diocese, que antecederam a Jornada Mundial da Juventude.

De acordo com Jorge Cancelinha, presidente da Junta de Ansião, a “Igreja lançou-nos o repto para que apoiássemos na execução desta actividade, com a doação das tintas, ao que o executivo considerou uma forma bonita de dar um toque diferente àqueles espaços, assinalando, também este momento histórico”, que se prende com o acolhimento destes jovens, oriundos de Espanha e Itália, acolhidos pelas comunidades da freguesia.

O autarca considera que os jovens “levam uma boa imagem da região”, até porque “durante o fim-de-semana em que cá estiveram, registamos a realização de cinco festas em várias localidades da freguesia”, o que deixou os viajantes “com uma imagem bastante animada de Ansião”, e destaca a “forma como as famílias acolheram estes jovens”, que tentaram “familiarizar ao máximo com a nossa cultura e tradições”. Desta forma, “para além das actividades que já estavam previstas, os visitantes tiveram a oportunidade de sentir o verdadeiro espírito ansianense”. Jorge Cancelinha considera que estas famílias de acolhimento, “para além de lhes darem a conhecer o nosso território, tradições e cultura, fizeram ponto de honra naquilo que melhor nos define: saber receber”, congratula.

Preservar biodiversidade

E se é de beleza que falamos, então o autarca destaca ainda outros trabalhos que o executivo tem vindo a desenvolver, no sentido de “embelezar e dignificar toda a freguesia”, de onde destaca as obras de beneficiação e requalificação da Fonte dos Netos e da Lagoa do Pito, localizada entre a Largarteira e Torre de Vale de Todos. “O espaço é singular e de grande beleza natural”, pelo que a Junta de Freguesia encetou trabalhos no sentido de “preservar o espaço envolvente, sem mexer na própria Lagoa, de forma a preservar a biodiversidade do espaço, que é de grande riqueza”.

Outro dos destaques vai para a beneficiação dos acessos às residências da freguesia, com várias localidades a receber trabalhos de asfaltagem e empedramento de ruas e ruelas. O autarca revela ainda que “nos espaços mais nobre colocámos calçada nova, como no caso da aldeia da Constantina, no entanto decidimos aproveitar a pedra que retirámos, para colocar em espaços de menos destaque, como bermas, valetas e em zonas de escoamento de águas pluviais”, de forma a “reaproveitar materiais e a minimizar os custos das intervenções”, frisa.

Com o embelezamento da freguesia Jorge Cancelinha espera “não só dignificar o nosso território e as nossas povoações”, mas também “atrair novos habitantes à freguesia, e revela que “temos sentido que há mais jovens casais a querer fixar-se em Ansião, e nos arredores”, remata.

ANA LAURA DUARTE

[NOTÍCIA DA EDIÇÃO IMPRESSA]


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM