Um painel do Mosaico do Outono, que se encontra a ser reconstruído, vai ser implementado na Praça da República em Condeixa, no âmbito de um projecto iniciado em 2019 e que agora foi tornado público.
A iniciativa reparte-se “em três acções concretas que se conjugam interligam no sentido de trazer à discussão pública o carácter universal de alguns elementos patrimoniais únicos da denominada Almedina de Condeixa-a-Velha”, referem os promotores do projecto.
A primeira acção tem como objectivo “tornar real junto da população e dos públicos que visitam a possibilidade de acompanhar ao vivo a elaboração de um mosaico, pela mão de Afonso Ferreira de Oliveira, à maneira romana, reproduzindo a figura do Outono, restaurada e aumentada pelo pintor João Pocinho, a partir do decalque informático do pavimento original.
A segunda acção está centrada numa exposição fotográfica com trabalhos da autoria de Francisco Pedro sobre os mosaicos da Casa dos Repuxos de Conímbriga, enquanto a terceira acção consistiu na elaboração de um catálogo que reúne informação inédita, “que a partir de agora fica disponível, bem como reflectirá o resultado de vários estudos efectuados por outros autores nacionais e estrangeiros a partir do momento desta excepcional descoberta realizada na zona extra-muros de Conímbriga no ano de 1939 no início da Segunda Guerra Mundial.
O projecto envolve o Centro de Estudos Vergílio Correia, o Movimento para a Promoção da Candidatura de Conímbriga a Património Mundial da UNESCO, o Município de Condeixa e a Associação Ecomuseu, sob coordenação do arqueólogo Miguel Pessoa.
A exposição está patente no Celeiro da Casa Alverca, na Avenida Visconde de Alverca, na vila de Condeixa, e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30, até 29 de Setembro, com entrada livre.
[NOTÍCIA DA EDIÇÃO IMPRESSA]
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM