15 de Janeiro de 2025 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Pombal: Rancho de Antões celebra aniversário com ‘mega feijoada’

24 de Julho 2023

Fundado em 1977, o Rancho Folclórico e Artístico de Antões, sediado no Centro Recreativo Folclórico e Artístico de Antões, localidade que pertence às freguesias do Louriçal da Guia, no concelho de Pombal, prepara-se para celebrar o 46.º aniversário.

A efeméride comemora-se com dois dias de festa recheados de actividades, a 30 e 31 de Julho. E se a palavra ‘recheado’ nos remete para comida, então o termo não poderia ser melhor: o evento, para além do tradicional festival de folclore, faz-se em redor da mesa, com a organização a preparar um almoço convívio, agendado para 30 de Julho, e “onde esperamos mais de 250 participante”, revela Carlos Mota Carvalho, presidente da colectividade. No entanto, o destaque vai para o jantar de segunda-feira (31), onde se serve uma “mega feijoada, onde confeccionamos entre 25 e 30 quilos de feijão”… e um porco inteiro. De acordo com Mota Carvalho, “por tradição compramos um porco inteiro, que depois é desmantelado e arranjado de forma a dar alma à feijoada”. O evento é tão querido pela população, que “costuma vir quem esteve no almoço de domingo e muito mais gente que não teve oportunidade de estar presente nesse momento”, ao todo “apontamos para que sejam mais de 300 pessoas a participar da refeição”, que se serve depois de uma “monumental garraiada”.

Actualmente a colectividade conta com “cerca de 40 elementos”, em que o “mais novo terá por volta dos 11 anos e o mais velho cerca de 75”, revela o responsável enquanto dá nota que “as actividades dinamizadas pelo Rancho de Antões estiveram paradas durante algum tempo, devido às circunstâncias impostas pela pandemia, e retomamos o dinamismo da associação em 2022”.

Por essa altura, “havia algum receio de que os elementos integrantes não regressassem ao grupo”, coisa que não se verificou, pelo contrário: “muitos dos que estavam regressaram e trouxeram novos elementos, outros que já tinham estado na colectividade, e que teriam abandonado as actividades devido a incompatibilidades com a vida do quotidiano, também fizeram questão de regressar”, revela, satisfeito, o dirigente.

Do evento, destaca-se ainda, o festival de folclore, que se realiza na tarde de 30 de Julho, e onde está prevista a participação de grupos folclóricos de Valença, Marinha Grande, Gondomar, Arruda dos Vinhos, e claro… de Antões.

Em tempo de festa não se esquecem as dificuldades, e nesse sentido Carlos Mota Carvalho revela que a colectividade vai avançar para uma “campanha de angariação de fundos junto dos sócios e da população” para “renovar a fachada do edifício sede, que nos últimos anos começou a ficar bastante degradada e que precisa de intervenção”, e assume que a colectividade também vai “apelar ao município, de forma a submeter um pedido de apoio camarário para realizar a intervenção”.

“Ainda não temos um valor apurado, até porque sabemos que existem pessoas que nos vão oferecer tintas, outras vão ajudar com mão-de-obra”, de forma que se “consiga gastar o mínimo possível”, assegura.

ANA LAURA DUARTE

[NOTÍCIA DA EDIÇÃO IMPRESSA]


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM