15 de Janeiro de 2025 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Pombal: Festival Sete Sóis Sete Luas regressa com música do mundo luso-mediterrâneo

11 de Julho 2023

A magia da música do mundo mediterrâneo e lusófono vai regressar a Pombal para uma nova edição do Festival Sete Sóis Sete Luas, que decorre até 2 de Setembro. A iniciativa, que conta com o apoio da Direcção-Geral das Artes, do Ministério da Cultura, tem entradas gratuitas. O arranque acontece já esta quinta-feira, 13 de Julho, às 22h00, na Praça Marquês de Pombal, com um concerto pelo novo projecto musical original que reúne seis músicos de Cabo Verde, Espanha, França, Itália e Portugal.

Do encontro artístico entre estes músicos, que constituem o “7 Luas 23 Med Ensemble”, embaixadores de cultura do seu país, nasce uma viagem musical made in Sete Sóis que, transportará os espectadores no encanto místico do mundo luso-mediterrâneo.

O Festival prossegue no dia 5 de Agosto com outra produção original: “Tarrafal 7Sóis Orkestra”, com a participação de quatro músicos e de uma bailarina da cidade do Tarrafal de Santiago, que apresentarão um repertório representativo da tradição musical daquela ilha de Cabo Verde.

Por sua vez, a 12 de Agosto, será a vez de se apresentar a “La Réunion Kreol 7S 7L Band”, uma banda inspirada nas diferentes culturas do Oceano Índico. No dia 18, o Festival proporciona um espectáculo de circo acrobático, no Jardim do Cardal. “Truca Circus”, de Andaluzia, que apresenta um espectáculo com uma importante carga circense, música ao vivo, trabalho coreográfico com alguns personagens que desejam ser descobertos.

No dia seguinte (19 de Agosto) há música do sul de Itália com “Loccisano-Corapi Quartet”. Um espectáculo pleno de energia, onde o canto, a “chitarra batente”, os bailes, as percussões e os instrumentos de sopro tradicionais são os grandes protagonistas. Uma semana depois, “Manatapu”, um dos mais conhecidos grupos da ilha de Malta animará a noite na Praça Marquês de Pombal com sons e vários géneros que vão do folk ao rock, do funk ao blues, da música popular ao hip-hop.

Os dois últimos espectáculos da 31ª edição do Festival Sete Sóis Sete Luas, em Pombal, estão agendados para os dias 1 e 2 de Setembro, com a actuação, respectivamente, da “Orain-Bi”, companhia de circo-teatro de Bilbao (País Basco), e da “Med Luso 7Sóis Band”, que reúne seis músicos vindos do Brasil, Espanha, França, Itália e Portugal.

Para além dos diversos concertos e espectáculos dirigidos ao público em geral, estão previstas três actuações em instituições de solidariedade social do concelho, agendadas para os dias 14 de Julho (7 Luas 23 Med Ensemble), 14 de Agosto (Jeunesse V do 7Sóis) e 2 de Setembro (Med Luso 7Sóis Band).

À semelhança de edições anteriores, o Festival contempla, ainda, o desenvolvimento de uma “Street Art”, desta vez a cargo de Alain Welter, um artista e ilustrador luxemburguês. O seu sucesso teve início com os seus grandes murais que cobram as paredes da cidade de Luxemburgo, mas também com as ilustrações de importantes revistas. Destaque para o seu projecto “Make Koler Kooler”, que transformou a sua pequena aldeia num emocionante museu de arte urbana que não para de crescer.

O Festival Sete Sóis Sete Luas é promovido por uma rede cultural de 30 cidades de 12 países do Mediterrâneo e do mundo lusófono: Brasil, Cabo Verde, Croácia, Eslovénia, Espanha, França, Itália, Luxemburgo, Marrocos, Portugal, Tunísia e Turquia. Realiza a sua programação no âmbito da música popular contemporânea e das artes plásticas, com a participação de grandes figuras da cultura mediterrânea e do mundo lusófono. Entre os objectivos do Festival destaca-se o diálogo intercultural e a mobilidade dos artistas dos países da rede.


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM