14 de Junho de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Incêndios: Aprovados 4,5 ME para turismo na Serra da Estrela, Sicó e Agroal

10 de Julho 2023

Os contractos dos primeiros projectos apoiados pela linha Regenerar e Valorizar Territórios – Incêndios 2022 foram recentemente assinados, para um investimento total de 4,5 milhões de euros na Serra da Estrela, Sicó e Agroal, anunciou o Governo.

“Foram já assinados os contractos referentes aos primeiros oito projectos apoiados ao abrigo da linha Regenerar e Valorizar Territórios – Incêndios 2022, os quais correspondem a um investimento total de 4,5 milhões de euros e a um incentivo global de 3,8 milhões de euros”, informou o Ministério da Economia e do Mar, em comunicado.

Os primeiros contratos abrangem nove dos 14 concelhos afectados pelos incêndios de 2022 (Gouveia, Manteigas, Celorico da Beira, Covilhã, Guarda, Seia, Alvaiázere, Ansião e Ourém), no âmbito do Programa Transformar Turismo, que tem, desde o início do ano, uma linha de apoio exclusivamente destinada aos municípios afectados pelos fogos do ano passado.

“Esta linha destina-se a financiar projectos em rede que visem o desenvolvimento de produtos turísticos e a regeneração e revitalização dos ecossistemas e comunidades relacionados com a actividade turística”, explicou o Governo.

Adicionalmente, estes projectos prevêem a implementação de acções de prevenção e mitigação do potencial de risco em espaços turísticos.

Entre as iniciativas a desenvolver destacam-se a criação da Rede Cultural e Criativa da Guarda ligada ao turismo cultural e criativo, a promoção de uma nova oferta literária em Gouveia baseada na vida e obra de Vergílio Ferreira, a implementação de um Outdoor Center no Sicó direccionado para actividades de turismo de natureza e a criação de uma Rede de Conhecimento, Visitação e Co-criação Comunitária, envolvendo 34 Aldeias de Montanha.

Estão ainda previstos o estabelecimento de uma Rota da Lã, a desenvolver pela Universidade da Beira Interior no âmbito do turismo industrial, o lançamento de uma campanha de promoção turística da Serra da Estrela, o lançamento do projecto Estrela Green Hub e a valorização turística dos activos naturais e paisagísticos diferenciadores do Agroal, no concelho de Ourém, designadamente, o Parque Natureza do Agroal e a praia fluvial do Agroal.

Lusa


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM