12 de Abril de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Expofacic, a partir de hoje, afirma região e chama a Cantanhede

27 de Julho 2023

A 31.ª edição da Expofacic – Exposição Agrícola, Comercial e Industrial de Cantanhede abre hoje portas  para 11 dias (e longas noites…) de grande animação e de forte dinamização dos vários sectores presentes no certame.

O pujante regresso em 2022, após a paragem pandémica de dois anos, deixou a ‘garantia’ de que o evento cimentou raízes e não abana perante inesperadas contrariedades. Serviu ainda para reforçar o alento da organização em manter a contínua procura de um nível elevado a que habituou quem o visita edição após edição.

Está aí de novo! Entre hoje (27) e 6 de Agosto, a rota de Cantanhede é uma das mais seguidas na região. O ´cartaz´ é apelativo: no Parque Expo-Desportivo de São Mateus, em pleno centro da cidade, uma área de cerca de 100.000 metros quadrados acolhe 500 expositores, 47 tasquinhas, sete palcos para animação musical e um imenso outro conjunto de motivos de atracção.

Resultado previsível: pela Expofacic deverão passar cerca de 400.000 visitantes, um número impressionante… que não pode crescer muito mais, até por razões de segurança do próprio evento, como explica a organização.

Festival de Verão

Muitos, muitos mesmo, vêem na Expofacic um autêntico festival musical de Verão. Os melhores artistas e bandas nacionais, nomes de renome internacional, são imagem de marca do certame que procura agradar a todos os públicos. Este ano, Anastacia é a estrela-maior, mas Os Quatro e Meia, Tony Carreira, Rui Veloso, Calema, Diogo Piçarra ou Xutos e Pontapés são apenas alguns dos atractivos para noites de casa cheia.

E o que dizer das tasquinhas? Uma delícia! Cerca de meia centena de espaços de gastronomia, a maioria dinamizada pelas associações do concelho de Cantanhede, que dias e noites a fio servem as melhores iguarias da região e angariam o pecúlio financeiro que as ajudará na sua vivência ao longo do ano.

A juntar às concorridas áreas comercial, industrial e de serviços, à zona agrícola e ao picadeiro, a um parque de diversões e a uma zona verde e educativa, as atracções da feira-festa são incontáveis. Percorrer todo o amplo recinto é estar em permanente descoberta.

As grandes exposições são, desde há uns anos a esta parte, um forte factor de empatia. A aposta em 2023 é um regresso a milénios passados, com os dinossauros a ‘mostrarem-se’ a miúdos e graúdos numa extensa área de 1.500 metros quadrados. Imperdível, assegura quem já apreciou.

Tudo, tudo isto, pelo denominado “preço social” de 4,5 €. A excepção é o dia 5, quando ouvir e ver a cantora e compositora americana Anastacia custa 15 €. Um valor ainda assim muito longe do preço da entrada para concertos semelhantes num dos muitos festivais que pululam estes meses pelo país.

Tudo a postos! A Expofacic arranca hoje, pelas 17h00, abrindo durante os restantes dias úteis às 19h00. Ao fim-de-semana a abertura de portas acontece pelas 16h00, à excepção do domingo, dia 30, em que será pelas 12h00.

A Expofacic seduz Cantanhede, a região e até o país há mais de três décadas. A sedução continua…

LUÍS CARLOS MELO

[NOTÍCIA DA EDIÇÃO IMPRESSA]


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM