As Festas de Santa Cristina têm início hoje em Condeixa para animarem durante cinco dias a vila e o concelho, com música, gastronomia e mostra de actividades. As comemorações do Dia do Concelho e a vertente religiosa também fazem parte do programa que culmina apenas na próxima terça-feira (25).
Marisa Liz é a grande atracção musical da primeira noite de festa e actua a partir das 22h00 no palco instalado na Praça da República.
A autarquia, que promove o evento, suprimiu um dia aos festejos para baixar os seus custos, devido à “situação económica que o país, a Europa e o mundo atravessam”. “Retiramos uma noite às festas, serão apenas cinco noites em vez das seis habituais, mas isso permite-nos alguma contenção de custos”, sublinha o presidente da Câmara, Nuno Moita.
A convicção do autarca é que tal não diminuirá o entusiasmo e o êxito de uns festejos sempre muito concorridos, onde o cartaz de espectáculos, com “artistas apelativos para as várias idades” e entradas gratuitas, é um bom chamariz.
“As Festas serão novamente um sucesso, com muita gente em Condeixa. No ano passado tivemos uma noite de casa cheiíssima, que o foi o concerto de Os Quatro e Meia, mas de uma forma geral todos os concertos têm sempre uma adesão forte, na casa das 10/12.000 pessoas, o normal das noites de ‘Santa Cristina’, e contamos que assim continue”, afirma, à espera de “60 a 70.000 visitantes” até terça-feira.
Tal como nas edições anteriores, há duas actuações por noite no palco principal, uma de artista nacional e outra por grupos ou artistas com ligações a Condeixa.
Assim, a noite desta sexta-feira (21) conta com a música de Marisa Liz (22h00) e ainda dos The Singles (00h00). Amanhã, sábado, é a vez de Carlão (22h00) e Dexys (00h00); no domingo, Cuca Roseta (22h00) e Sara Ribeiro (00h00); na segunda-feira, feriado municipal, Chico da Tina (22h00) e Easy Loop (00h00); e na terça-feira, a fechar os festejos, Herman José (22h00) e Sede Bandida (00h00). Todos os espectáculos têm entrada gratuita.
Hoje e amanhã, madrugada fora, actuam os DJ´s Pedro Braga e Rob Duartez, respectivamente. A animação no tradicional palco “Tasquinhas”, instalado na Praça do Município, na zona de gastronomia, conta com a actuação, esta noite, do grupo Roda Viva; amanhã, Low Kost; no domingo, Grupo Nova Imagem; segunda-feira, Tó Miau e Amigos; e na terça-feira, o inevitável Ruizinho de Penacova.
O evento conta ainda com uma mostra de actividades e artesanato em mais de duas dezenas de espaços de exposição, bem como com as incontornáveis tasquinhas. No total serão oito, dinamizadas por associações do concelho.
Nas praças da República e do Município, os visitantes poderão encontrar também espaços de doçaria, street food [comida de rua] e bebidas.
Em termos ambientais, pela primeira vez, será proibida a utilização de copos de utilização única nos locais de venda de bebidas no recinto das festas, substituídos por reutilizáveis. Outra das novidades é a colocação de quatro wc´s temporários na Praça da República.
Para Nuno Moita, continua a fazer sentido a realização dos festejos no centro da vila, “o que nos distingue da maior parte das vilas e cidades, que já não fazem as festas no centro. “Evidentemente que depois limita algum crescimento e isso tem de ir sendo ponderado, mas para mim faz sentido ser no centro da vila, pois permite envolver as pessoas, envolver os comerciantes, toda a dinâmica económica da vila e isso é importantíssimo”, salienta.
Na vertente religiosa, na segunda-feira, 24, feriado municipal, dia que o calendário litúrgico dedica a Santa Cristina, considerada mártir do Cristianismo, no século III, as cerimónias religiosas em honra da padroeira de Condeixa têm início pelas 17h00, com missa na igreja matriz e procissão por ruas da vila.
O culto a Santa Cristina remonta ao tempo de D. Manuel I (1469-1521), “O Venturoso”, quando o monarca ordenou a construção da igreja, em 1502.
[NOTÍCIA DA EDIÇÃO IMPRESSA]
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM