Aqueles que são os mais emblemáticos festejos da freguesia de Santiago da Guarda estão de regresso de 13 a 16 deste mês. Organizada pelo Centro de Amizade e Animação de Santiago da Guarda (CAAS), com o apoio da Junta de Freguesia local, a Festa da Amizade assume-se como uma bandeira da dinâmica local, congregando um conjunto de actividades culturais, etnográficas, desportivas, solidárias e recreativas que “celebram a amizade”.
“Para este ano as expectativas são imensamente altas, esperamos que seja a melhor edição de sempre”, diz Sérgio Pires, presidente do CAAS. De acordo com o dirigente, “contamos com um cartaz diversificado e atractivo que assenta na diferenciação ano após ano”. Com um programa distinto e variado, vale apena destacar, desde logo, “o já tradicional Festival de Folclore [dia 16], que terá a participação de grupos locais, nacionais e estrangeiros, numa mostra que reflecte bem aquela que é a natureza umbilical do CAAS com as tradições e cultura da nossa terra”. O evento conta ainda com “espectáculos diversos que irão ocorrendo ao longo dos vários dias”.
No dia 13 (quinta-feira), actua a banda Presságio, estando a noite do dia seguinte (14) reservada para o cantor Gabriel Gonçalves e para o baile com a banda SoRitmo.
No sábado (15) actuam os Sem Batuta e há baile com o Grupo AF, enquanto no domingo (16) actua a Orquestra Ligeira da Sociedade Filarmónica Ansianense de Santa Cecília e encerram os festejos com um baile abrilhantado por André Cardoso.
“Orçamento baixo”
Sem esquecer a bijuteria, os acessórios, calçado, pintura, bordados, tapeçaria, cestaria ou peças de decoração confeccionadas em materiais tão diferentes e originais como cortiça, vime, madeira, barro, pedra, pele, tecido ou vidro que se podem ver e adquirir na Feira de Artesanato. Inserido no âmbito das Festas da Amizade, para a manhã de domingo (16) está prevista a realização da primeira edição do “Passeio de Motorizadas” solidário.
A Festa da Amizade e Feira de Artesanato, e que “é assim designada desde o final dos anos oitenta”, tem sido uma organização da responsabilidade do Centro de Amizade e Animação Social de Santiago da Guarda, instituição de cariz social, cultural, recreativo e desportivo, conta ainda com o apoio da Freguesia de Santiago da Guarda e do Município de Ansião. Sendo que “a freguesia colabora na organização e montagem da Feira de Artesanato e o município colabora financeiramente e com a cedência dos stands de exposição e grades de segurança”, ressalva o David Rodrigues, presidente da Junta de Santiago da Guarda, enquanto admite que “os patrocinadores também têm um papel muito importante para a realização da festa”.
Para a concretização do certamente, a organização conta com “um orçamento baixo para a dimensão deste evento, pois temos apostado nos últimos anos em não trazer grandes artistas nacionais que encareceriam muito e temos tido a preocupação de ter um programa de animação diversificado e que agrade às diversas franjas de público”.
Sendo que o evento vai já na 29.ª edição, a organização explica que “o segredo [para o sucesso] passa pela forma tão característica como recebemos artesãos e visitantes: as pessoas sabem que ao visitar esta feira são sempre recebidas de braços abertos e com muita simpatia”. E não esquece o contributo “fundamental de mais de uma centena de sócios e amigos que, voluntariosamente, dão corpo a toda a festa”.
Recorde-se que em 2022, após dois anos de interrupção devido à pandemia, a Festa da Amizade também acabou cancelada, depois de um parecer negativo da Comissão Municipal de Protecção Civil, face à “situação de excepcionalidade” provocada pelos incêndios que não pouparam aquela freguesia.
O CAAS, fundado em 1985, assinala este ano o 38.º aniversário.
ANA LAURA DUARTE
[NOTÍCIA DA EDIÇÃO IMPRESSA]
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM