15 de Julho de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Alvaiázere: Associação Al-Baiaz lança angariação de fundos para requalificar sede

8 de Julho 2023

A Associação de Defesa do Património Al-Baiaz está a promover uma campanha de angariação de fundos, onde “a totalidade das receitas angariadas será utilizada nas obras de requalificação da antiga escola primária de Vendas de Maria”, cedida pela Câmara Municipal de Alvaiázere à colectividade, em Novembro de 2022, para nela instalar a sua sede.

De acordo com o presidente da Al-Baiaz, Élio Marques, “o espaço, para além de servir de sede da associação, onde prevemos que funcionem os serviços administrativos, vai também permitir receber os sócios num espaço com bastante dignidade e desenvolver um conjunto variado de actividades”, no entanto, “estamos a falar de um edifício muito antigo, datado dos anos 30 ou 40 do século passado, e que necessita de muitas obras”.

O responsável adianta que “as obras devem rondar, na sua totalidade, os 35.000 euros”. “Prevemos que a requalificação do espaço se faça em duas fases: numa primeira fase pretendemos arranjar e pintar o espaço interior do edifício, reparar o chão, investir em novas janelas e colocar em funcionamento as casas de banhos”, e numa segunda fase, “iremos apostar na recuperação do telhado, das fachadas e do espaço exterior”.

Com sócios “colaborativos e interessados”, o presidente da associação revela que “a fé nunca nos falta”, e mostra-se confiante em atingir os objectivos propostos pela colectividade. Élio Marques explica que o “Município de Alvaiázere também vai contribuir com uma parte dos custos”, mas mesmo assim “não é suficiente para suprimir todas as necessidades”, e espera que os sócios “participem activamente nas actividades que estamos a pensar desenvolver”, de forma a angariar verba, ou que “possam contribuir com um donativo monetário”, onde “qualquer valor é bem-vindo”, assegura.

Actualmente com “cerca de uma centena de sócios”, o dirigente estima que “este número venha a aumentar num futuro próximo”. E por falar em futuro, Élio Marques revela que a colectividade está a “preparar o lançamento de um novo livro”, sem querer adiantar muito sobre o tema.

Ainda sobre as obras de requalificação da antiga escola primária de Vendas de Maria, localizado na freguesia de Maçãs de Dona Maria, o dirigente espera que “estejam concluídas em 2024”, altura em que termina o seu mandato. E depois, Élio Marques “gostaria de passar a pasta a alguém mais jovem, com novas ideias e que possa trazer um toque de modernidade à Al-Baiaz”. Afinal, “é desta troca de experiências e de conhecimentos que se faz o associativismo”, frisa.

ANA LAURA DUARTE

[NOTÍCIA DA EDIÇÃO IMPRESSA]


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM