14 de Junho de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Alvaiázere aposta em Bairro Comercial Digital fora da sede de concelho

29 de Julho 2023

A Câmara de Alvaiázere vai implementar o projecto Bairro Comercial Digital fora da sede de concelho, apostando na localidade de Cabaços, que tem “diversidade de comércio e serviços”, refere aquela autarquia do distrito de Leiria.

“O Município de Alvaiázere foi o único concelho a apresentar a candidatura para uma zona de comércio fora da sede de concelho, evidenciando a estratégica de descentralização de valorização do concelho como um todo”, refere uma nota de imprensa divulgada hoje, que salienta que a candidatura aos Bairros Comerciais Digitais foi a que melhor pontuação obteve, entre 168 concorrentes.

Segundo a autarquia liderada por João Paulo Guerreiro (PSD), o projecto será criado na localidade de Cabaços, “a qual é valorizada por clientes e comerciantes, sendo uma zona de fácil acessibilidade, grande concentração e diversidade de comércio e serviços, o que confere características únicas e diferenciadoras a esta zona do concelho”.

“Asseguramos, assim, um importante objectivo de transição digital e valorização das actividades de comércio local deste centro urbano e do concelho. Atrair visitantes e turistas é um objectivo estratégico que nos mobiliza”, lê-se no comunicado da Câmara.

Além disso, “colocar Alvaiázere no topo, assumindo-se um território referência no país é um desígnio que já tem provas”. “Ter proatividade e sucesso na busca de financiamento para os nossos projectos, é fundamental para o desenvolvimento de Alvaiázere e estamos a alcançá-lo como nunca antes Alvaiázere conseguiu”, reforça a nota.

Abrangido pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) de Portugal, a candidatura de Alvaiázere foi uma das aprovadas no Programa Comércio Digital, tendo garantido um apoio de 504.167 euros para um investimento total próximo dos 693 mil euros.

A criação de um Bairro Comercial Digital terá impacto em diversas vertentes da economia local, ao nível da digitalização, na governação e gestão da informação, bem como no desenvolvimento sustentável.

O objectivo será sempre promover um maior volume de vendas, mais formação e conhecimentos no digital, maior produtividade e eficiência, mais comunicação e divulgação e mais cooperação e alinhamento entre comerciantes e restantes organismos locais.

Seis concelhos da Região de Leiria viram aprovado um investimento de 6,3 milhões de euros (ME) no comércio, no âmbito dos projectos candidatados ao Programa Comércio Digital Bairros Comerciais Digitais.

Segundo a Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL), os municípios de Alvaiázere, Ansião, Batalha, Castanheira de Pera, Pedrógão Grande e Porto de Mós obtiveram aprovação dos seus projectos, num investimento global superior a 3,8 ME, com intervenção prevista em 327 estabelecimentos de comércio, refere uma nota de imprensa.

“O IAPMEI [Agência para a Competitividade e Inovação] divulgou esta semana o resultado da avaliação das propostas finais para Desenvolvimento de Projectos no âmbito da medida Bairros Comerciais Digitais, registando a candidatura do Município de Alvaiázere a melhor pontuação a nível nacional”, destacou a CIMRL.

A CIMRL explicou que as candidaturas dos municípios de Leiria e Pombal, no valor de 2,4 ME, com um financiamento de 1,9 ME, também foram “consideradas elegíveis, embora, nesta fase, sem dotação financeira confirmada, o que determina a reapreciação dos projectos no âmbito do reforço de verbas para o Programa”.

LUSA


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM