As populações dos lugares de Coles de Samuel, Marco de Samuel, Casalinho, Palhais e Cardal, na freguesia de Samuel, têm até ao início de Agosto para ligarem as suas habitações ao sistema de saneamento que está concluído, adianta ao TERRAS DE SICÓ o presidente da Câmara Municipal de Soure, Mário Jorge Nunes.
“As pessoas têm agora cerca de mês e meio para precederem à ligação à rede, porque queremos em Agosto o sistema a funcionar em pleno”, refere o autarca, salientando que basta comunicar à empresa intermunicipal [ABMG] de que vão proceder à ligação, que é gratuita.
A construção do subsistema de drenagem de água residuais domésticas da freguesia de Samuel, nos lugares de Coles de Samuel, Marco de Samuel, Casalinho, Palhais e Cardal foi uma das operações contratualizadas com o POSEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, na tipologia do Ciclo Urbano da Água.
O custo total do investimento foi superior a 1,7 milhões de euros, comparticipado em cerca de 764.000 euros por fundos europeus.
A empreitada consistiu na construção de mais de 10 km de rede e quatro estações elevatórias, permitindo servir 113 alojamentos que correspondem a 187 habitantes.
A construção da Estação de Tratamento de Águas Residuais da Valada, projectada para servir 1.000 habitantes, também está incluída na operação à cargo da ABMG – Águas do Baixo Mondego e Gândara.
“Trata-se de uma obra muito importante, porque Samuel é uma das poucas sedes de freguesia do concelho que ainda não tinha saneamento”, frisa Mário Jorge Nunes.
A ABMG vai a partir da próxima semana notificar os utilizadores da possibilidade de já poderem proceder à ligação das habitações à rede pública de saneamento.
Recorde-se que a ABMG tem também em curso em Soure a empreitada de beneficiação da Estação de tratamento de águas residuais (ETAR) de Sobral, que irá permitir garantir um tratamento adequado dos efluentes, através da instalação de uma ETAR compacta com sistema de lamas activadas com arejamento prolongado. Esta estação irá permitir tratar o efluente do sistema de drenagem de águas residuais da localidade de Sobral, que representa uma população equivalente a 600 habitantes. Trata-se de um investimento de 180.000 euros.
[NOTÍCIA DA EDIÇÃO IMPRESSA]
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM