18 de Janeiro de 2025 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Penela: Vinália em Podentes puxa pelo bom vinho e “sustentabilidade na adega”

18 de Junho 2023

Uma feira livre e um arraial são as principais novidades deste ano da 13.ª edição da Vinália, que decorre na freguesia de Podentes, a 24 e 25 deste mês. O certame volta a realizar-se ao longo de um fim-de-semana, após a boa experiência de 2022, na qual ‘ganhou’ mais um dia.

“Como correu muito bem no ano passado, vamos manter os dois dias dentro dos mesmos moldes, ou seja, com actividades no sábado em Alfafar e no domingo em Podentes”, refere Anabela Santos, presidente da Junta de Freguesia de Podentes, autarquia que promove o evento em parceria com a Câmara Municipal de Penela.

A marcar o início da Vinália 2023, e no seguimento de uma iniciativa da comunidade local de Alfafar, o sábado (24) fica marcado pela primeira edição da ‘Alfafeira’, um mercado livre e sem regras, onde todos poderão aceder enquanto vendedores e compradores, numa transacção de comércio de produtos livre. A partir das 9h00, a Rua do Castelo será palco da feira de acesso livre a vendedores (que necessitam, porém, de inscrição prévia) e visitantes e que decorrerá ao longo do dia.

Ainda no sábado, pelas 16h00, na sede da Associação Vinisicó, terá início o sunset [pôr-do-sol] “Vinhos ao entardecer”, com degustação de vinhos certificados e animação musical por um DJ.

A caminhada “Acto de Caminhar” é também uma das novidades da Vinália deste ano, igualmente dinamizada pela comunidade local de Alfafar. “Ao longo da caminhada, que começará pelas 17h00, teremos a prática artística e fotográfica, apreciando locais muito bonitos da nossa freguesia”, realça Anabela Santos.

A noite de sábado (20h00) traz o ‘Arraial de Baco’, coincidindo com o período festivo dos Santos Populares e prolongando a animação do sunset. “Os participantes vão pagar uma determinada quantia e terão direito ao acesso ao sunset e ao arraial, que também decorrerá na sede da Vinisicó, podendo usufruir da bebida, da comida e da animação musical”, explica a autarca.

No domingo (25), Podentes acolhe o segundo dia do certame. As tradicionais jornadas de vitivinicultura (10h00), que este ano têm como mote “a sustentabilidade na adega”, voltam a ter uma componente prática numa das adegas daquela aldeia, decorrendo a vertente teórica no Centro da Cultura e do Vinho das Terras de Sicó. Serão também entregues os prémios de mais uma edição do concurso de vinhos do produtor.

Manhã cedo (9h00), decorre o habitual passeio pedestre Rota das Vinhas, dinamizado pela Associação Caminheiros de Penela, e pelas 9h30 tem início o Mercado da Agricultura Familiar e Tradicional, com os produtos endógenos de Sicó e o artesanato a serem disponibilizados por cerca de duas dezenas de expositores.

Após o almoço convívio para participantes e visitantes, o programa da tarde contempla a visita às adegas locais de produtores certificados e a animação musical de rua pela Banda do Carteiro. Pelas 17h30, o Baixinho do Fado traz a Podentes o fado humorístico e a música popular para animar o evento.

Aposta forte

“Este é o maior evento da freguesia e por isso nele apostamos forte, inserindo novos factores de atracção para não se tornar repetitivo. O nosso orçamento é pequeno e está tudo muito caro, o que nos cria ainda mais dificuldades, mas estamos a dar tudo por tudo para destacar a nossa freguesia e atrai o maior número de pessoas, não só ao fim-de-semana da Vinália, mas que depois possam voltar e visitar os nossos produtores certificados, que também precisam de comercializar o seu vinho”, salienta a presidente da Junta de Podentes.

A autarca lembra que na freguesia há seis produtores certificados, “o que temos de melhor é o nosso vinho e há que destacá-la e dá-lo a conhecer às pessoas”, enfatiza.

“Se tivermos sorte com o estado do tempo e tivermos um fim-de-semana com sol, as nossas expectativas para a Vinália são muito elevadas, e estamos a contar que venha muita gente à freguesia”, perspectiva Anabela Santos.

Para a organização da Vinália, a Junta de Freguesia de Podentes e a Câmara Municipal de Penela contam com os apoios da Associação Caminheiros de Penela, Vinisicó, Cooperativa Agrícola de Condeixa e Penela, ACR Podentes e comunidade local de Alfafar.

[NOTÍCIA DA EDIÇÃO IMPRESSA]


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM