9 de Dezembro de 2023 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Fafipa anima e promove Alvaiázere de 9 a 13 de Junho

4 de Junho 2023

Alvaiázere prepara-se para cinco dias de animação e promoção do território com a realização da 41.ª edição da Feira Agrícola, Florestal, Industrial, Pecuária e Artesanato (FAFIPA), entre os próximos dias 9 a 13.

“Temos o intuito de promover o desenvolvimento económico e social do concelho, com os seus agentes, que é a génese deste certame, e condimentá-lo com um cartaz de espectáculos muito interessante”, salienta o presidente da Câmara de Alvaiázere, João Paulo Guerreiro.

A feira contará com mais de uma centena de empresas, produtores e artesãos, que vão expor os seus serviços, produtos e actividades.

“Queremos dar a conhecer o melhor que temos, naquilo que é a nossa comunidade empresarial e social”, reforça o autarca, sobre “o maior e mais antigo certame de Alvaiázere”.

O evento volta a surgir este ano separado do festival gastronómico do chícharo, depois da aposta bem-sucedida de 2022.

“No ano passado fizemos a aposta de tornar a FAFIPA novamente um certame único, um evento independente, e teve muito sucesso, pelo que este ano vamos na perspectiva de manter ou superar esse sucesso”, assegura João Paulo Guerreiro.

Para o edil, é preferível ter “mais momentos de atractividade no concelho do que apenas um só momento, mesmo que seja com um super evento, porque depois as infra-estruturas que temos acabam por não dar resposta, e sentimos isso na restauração ou no alojamento”, explana.

Os cantores Diogo Piçarra e Matias Damásio são os ‘cabeças’ de um cartaz de animação “muito atractivo”, de um evento que espera juntar mais de 35.000 pessoas, número estimado de visitantes da edição de 2022, vindos não só do concelho e da região, mas de várias outras latitudes.

Diogo Piçarra actua no dia 9 (sexta-feira), na primeira noite do certame que terá ainda em palco o Duo Nova Onda e Sara Santino. No dia seguinte (10) é a vez de Matias Damásio e também de John Mitchell e Hugo Rafael.

No dia 11, numa “experiência muito interessante”, actuam Os Red com a Sociedade Filarmónica Alvaiazerense de Santa Cecília. O grupo D’Arromba e o DJ Salito completam ao programa musical da noite.

No dia 12, há marchas populares, vindas de todas a freguesias do concelho, e baile com o conjunto SóRitmo, enquanto o último dia (13), feriado municipal, está reservado para a actuação de ranchos folclóricos e para a sessão solene do feriado municipal, marcada para as 15h00.

No evento não faltarão os já tradicionais passeios de tractores e de cavalos, o cicloturismo, a corrida nocturna Luzecu e, este ano, um “roteiro turístico de ‘buggy’” que constituirá “uma novidade” para os visitantes. “Teremos um safari turístico, em que de ‘buggy’ levaremos os turistas a ver e conhecer o nosso património arqueológico e natural”, explica o autarca.

Mercado de produtos regionais, animação de rua, jogos tradicionais, garraiada, exposições e tasquinhas são outras actividades da feira, que tem entrada livre.

Os custos financeiros na organização da FAFIPA são vistos como “um investimento, porque o retorno não é directamente mensurável, mas o impacto quer para os agentes económicos do concelho, quer para a projecção de Alvaiázere pelo país é consideravelmente superior àquilo que investimos neste e noutros eventos”, realça João Paulo Guerreiro, sublinhando o trabalho da “equipa fantástica” que coloca de pé o certame.

O autarca afirma que se o bom tempo ajudar, “temos todos os ingredientes para que tenhamos ainda mais sucesso do que no ano passado”.

“Prometo que quem visitar Alvaiázere nestes dias de FAFIPA não se vai arrepender”, enfatiza o presidente da Câmara Municipal.

‘Honra’ para Álvaro Pinto Simões

O antigo presidente da Câmara de Alvaiázere, o histórico Álvaro Pinto Simões, vai ser agraciado na sessão solene comemorativa do Dia do Concelho, marcada para o próximo dia 13, feriado municipal, na Casa da Cultura, com a Medalha de Honra do Município.

“Propor a atribuição da distinção mais elevada do concelho ao dr. Álvaro Clemente Pinto Simões é, para além de uma satisfação pessoal enquanto alvaiazerense, uma enorme honra enquanto presidente de Câmara, pelo simbolismo de perpetuidade das suas acções no desenvolvimento de Alvaiázere”, enfatiza João Paulo Guerreiro.

Álvaro Pinto Simões, ou o ‘dr. Varito’, nasceu a 8 de Julho de 1944, em Maçãs de Dona Maria, e liderou a Câmara de Alvaiázere entre 1985 e 2005, com sucessivas e bem expressivas reeleições. De 2005 a 2021 presidiu à Assembleia Municipal local. Durante décadas foi também o responsável máximo pela Associação da Casa do Povo de Maçãs de D. Maria, cargo que deixou no ano passado.

[NOTÍCIA DA EDIÇÃO IMPRESSA]


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM