Focado em “dar resposta às necessidades do concelho e das empresas da região”, o Instituto Tecnológico e Profissional de Condeixa (INTEP) prepara-se para, finalmente, abrir portas no próximo ano lectivo, com uma oferta formativa que abrange oito cursos de formação profissional, revela Bárbara Santos, directora pedagógica da escola.
“A ideia que queremos transmitir é a de que estes cursos, para além de preparar os alunos para o mercado profissional também lhes dá bases para prosseguirem estudo para o Ensino Superior”, desta forma o INTEP oposta num “projecto educativo diferenciador, com uma oferta formativa também diferenciadora”, dentro das áreas da “Logística, Desporto, Acção Educativa, Auxiliar de Farmácia, Análise laboratorial, Mecatrónica Automóvel, Electrónica, Automação e Computadores, e Informática”.
De acordo com a responsável, “houve um grande trabalho inicial para conseguir perceber as necessidades do concelho e das próprias empresas, e que nos levou à escolha destes oitos cursos, entre tantos que poderiam existir”, e destaca que todos os cursos devem estar em pleno funcionamento no arranque do novo ano lectivo, agendado para Setembro próximo.
A directora pedagógica revela ainda que o INTEP “já celebrou protocolos de parceria com várias empresas da região, assim como com o Instituto Superior de Engenharia de Coimbra e com o Instituto Politécnico de Leiria”, onde os alunos “vão poder frequentar as salas técnicas, e onde os professores podem ir dar aulas, permitindo uma maior aproximação dos alunos à realidade laboral”.
No que diz respeito às parcerias empresariais, Bárbara Santos revela que “vão permitir que os alunos possam ir estagiar para estas entidades”, aproximando “alunos e empresas”. Assim, ainda que “no 10.º os alunos não vão ter estágio, vão ter aquilo a que chamamos ‘jog shadowing’, que se traduz na possibilidade dos jovens irem, uma vez por semana, como observadores às empresas nossas parceiras, tendo a oportunidade única de tirar todas as suas dúvidas directamente com os profissionais”.
Já “no 11.º e 12.º ano, os alunos realizam estágios nas empresas que escolherem, e dentro das suas preferências”. Afinal, “o nosso grande objectivo é dar primazia ao interesse do aluno, para que eles possam estagiar no sítio que mais lhe interessa e que vá de encontro com os seus interesses e objectivos”, garante.
Para além das disciplinas base, “vamos apostar numa disciplina de Empreendedorismo, onde a ideia é dar asas à concretização de projectos que os alunos tenham, e que muitas vezes pensam que não são possíveis de concretizar, mas que na verdade podem ser projectos de futuro e que precisam apenas de alicerçar as ideias”.
A pensar no futuro da instituição, e dos alunos que a iram frequentar, “estamos a trabalhar para que no próximo ano lectivo os alunos tenham acesso ao programa Erasmus +, que irá permitir que os jovens façam estágios fora do país e que conheçam outras vivências, outras realidades e outras dinâmicas de trabalho”, remata.
ANA LAURA DUARTE
[NOTÍCIA DA EDIÇÃO IMPRESSA]
(Na foto, Bárbara Santos, directora pedagógica do INTEP, que orientou os ‘Dias Abertos’ para dar a conhecer oferta formativa da escola, realizados a 26 e 27 de Maio)
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM