28 de Setembro de 2023 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

António Sintra perspectiva mandato no Sporting de Pombal: Ambição sim, mas sem aventuras

2 de Junho 2023

O presidente do Sporting Clube de Pombal (SCPombal), António Sintra, foi eleito para um terceiro mandato na liderança dos ‘Leões do Arunca’, num sufrágio em que encabeçou a lista “Continuar no Rumo Certo”.

O dirigente vai assim manter-se no cargo até 2025, depois de receber um total de 125 votos favoráveis, num acto eleitoral que contou, ainda, com a lista “Uma equipa sem igual”, liderada por Nuno Pereira, que registou 83 votos, nas eleições realizadas no passado dia 26 de Maio.

De acordo com o dirigente, “a existência de mais que uma lista a votação significa que os nossos sócios se interessam pelo clube e que existem visões diferentes”, mostrando-se “totalmente disponível, como afirmei na noite eleitoral, para me reunir com os elementos da outra lista e avaliar os projectos que apresentaram, sendo certo que existem várias matérias que não revejo como prioritárias, ou valiosas para o clube”, destaca o dirigente quanto explica que “é sempre importante que existam pessoas que pensam de maneira diferente, porque nos obriga a melhorar e a reflectir sobre esses temas”.

Subida de divisão

Depois de várias épocas em que “somos o segundo ou terceiro classificado na Divisão de Honra [da Associação de Futebol de Leiria], naturalmente, que almejamos mais”, admite presidente da colectividade, referindo-se à subida ao Campeonato de Portugal.

António Sintra afirma que o clube “quer subir, mas preparado para essa subida”, uma vez que “vemos muitos clubes do distrito de Leiria com alguma dificuldade, quando sobem, em manter-se na divisão acima”, por isso “temos que nos preparar no sentido de ter um suporte financeiro e até mesmo logístico que permita que efectivamente exista uma regularidade e estabilidade”, admitindo que “os campeonatos nacionais são de uma dimensão diferente, com uma organização muito mais exigente”. O que se torna um “passo grande no contexto dos clubes como o Sporting de Pombal”. Desta forma “temos de estar preparados para fazer jus ao nosso lema, que é ‘continuar no rumo certo’, sem que aconteçam percalços como no passado. Temos que ser ambiciosos, mas dentro da nossa dimensão e não para além daquilo que podemos suportar”, garante.

Centro de treinos

O dirigente revela ainda que um dos objectivos da sua direcção passa pela criação de um centro de treinos, “e quando falamos no centro de treinos não falamos num espaço exclusivamente para nós, SCPombal, falamos de um espaço que poderia ter três ou quatro campos de treino e uma infra-estrutura de suporte”, que iria permitir que “outros clubes do concelho pudessem usufruir desses espaços e desenvolver o seu trabalho de forma mais sustentada”. Afinal, “se queremos ter boas equipas, e atletas bem preparados, temos de começar por ter condições de treino”, porque “só com melhores condições, se atingem melhores objectivos”, assinala.

Esta é uma proposta “que já vem do programa eleitoral de 2021, mas que importa volta a falar, porque acreditamos que seria uma mais-valia não só para o clube como para todo o concelho”, no entanto, “não temos possibilidade de avançar com um projecto desta dimensão sem o apoio e a parceria do município”, por acreditar que se trata de “um projecto voltado para a comunidade”.

Focado no objectivo, o dirigente garante que “vamos continuar a falar neste assunto até que se concretize”.

Estádio Municipal

“Lamentamos continuar a trabalhar com algumas infra-estruturas em estado pouco funcional”, afirma António Sintra, referindo-se ao Estádio Municipal, que necessita de obras de remodelação e requalificação da zona de balneários e a implantação de um novo bar, bem como a reconfiguração da bancada, “de forma a potenciar o espaço e a potenciar o conforto dos nossos adeptos e de quem nos visita”.

Sem esquecer que “é ingrato ver a possibilidade que existirem jogos de escalões de formação a nível nacional, das selecções, e que não se realizam depois de realizadas as visitas às instalações e de nos dizerem que os balneários não estão adequados às actuais necessidades”, assim como “no futebol feminino, em que já surgiu a oportunidade de aqui se realizarem jogos internacionais, mas que após a verificação das instalações acabam por desistir”. De acordo com o presidente dos ‘Leões do Arunca’, “temos um excelente relvado, mas em termos de infra-estruturas estamos muito limitados” e assegura que “estamos no bom caminho: com paciência, vontade e persistência haveremos de lá chegar”.

Contudo, “não sendo proprietários desta infra-estrutura, a sequência do processo já não nos incumbe. Estamos cientes que se trata de uma preocupação do próprio município e sentimos que há vontade para fazer estas obras de melhoria e que a autarquia está receptiva”, admitindo que “estamos convencidos de que durante este mandato, que termina em 2025, alguma coisa irá ser feita”, revela.

Também a Academia de Treinos, localizada em Flandes, onde treinam todas as equipas de formação, “necessita de algumas melhorias, de pouca dimensão financeira”, como é o caso da “cobertura do espaço que vai entre o bar e o auditório, e que é um zona onde os miúdos aguardam pelos pais após o treino, e que deveria ter melhores condições, assim como a zona de estacionamento das viaturas do clube”. Afinal “esses equipamentos rodoviários já não são muito novos e é preciso alguma protecção para que se mantenham activos durante mais algum tempo”.

Novas secções desportivas

A criação de novas secções desportivas, nomeadamente patinagem artística, futebol feminino, atletismo e BTT, também estão nos planos da nova direcção. Relativamente à patinagem, “é uma modalidade que não existe em Pombal, e que pode ser uma aposta muito interessante, tendo em conta que é um desporto muito versátil”, afinal, “os jovens depois de começar a patinar, podem optar por uma vertente mais competitiva, como o hóquei, ou direccionar-se mais para a patinagem artística”, refere.

No entanto, “temos sentido alguns constrangimentos em arranjar espaço para a prática da modalidade”, isto porque na zona desportiva “temos o Pavilhão Eduardo Gomes, que não serve para esta prática e temos o Pavilhão das Actividades Económicas e da Caldeira, que se encontra com os horários totalmente preenchidos”. Ainda assim, António Sintra garante que “assim que encontrarmos um espaço adequado avançaremos desde logo com a modalidade”.

No que diz respeito ao futebol feminino, “é uma modalidade que já tivemos e que deixámos de ter, mas é uma ideia que se mantém”. O Sporting Pombal tem certificação “três estrelas, por parte da Federação Portuguesa de Futebol, e se um dia quisermos atingir as quatro estrelas, esse é um dos requisitos: a aposta no futebol feminino”.

O atletismo é outra das modalidades que já tivemos, e que “queremos retomar, mas não queremos de forma alguma confrontar as equipas que já existem e por isso vamos pensar no atletismo de forma diferenciadora”. No que toca ao BTT, “é uma modalidade que está cada vez mais em voga e que tem vindo a crescer e a cativar muitos praticantes, por isso, no que diz respeito a esta secção, temos de nos organizar e captar esses praticantes para representar assiduamente o Sporting de Pombal”, admite.

ANA LAURA DUARTE

[NOTÍCIA DA EDIÇÃO IMPRESSA]


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM