15 de Julho de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Alvaiázere: Álvaro Pinto Simões, “um dos melhores” distinguido com medalha de honra

17 de Junho 2023

“É uma justiça que se faz”, considera o presidente da Câmara Municipal de Alvaiázere, ao entregar a Medalha de Honra do Município a Álvaro Pinto Simões, figura incontornável da história do concelho, que em 1985 aceitou o desafio de se candidatar à presidência da autarquia local, cargo que exerceu ao longo de 20 anos, deixando “uma marca inapagável no desenvolvimento do concelho”.

A homenagem decorreu no âmbito das celebrações do Dia do Município, assinalado a 13 de Junho, onde o actual autarca destacou Álvaro Simões como “um dos nossos melhores” e afirma não ter tido dúvidas no momento de escolher quem seria a personalidade que iria ser consagrada este ano. “Para mim é um exemplo e enquanto estiver nestas funções seguirei o seu exemplo”, assegurou, acrescentando que Pinto Simões deixa, “mais do que a obra que fez, o exemplo de proximidade, carinho, e de atenção para cada um dos alvaiazerenses”.

Na mesma linha, o actual presidente da Assembleia Municipal, Carlos Graça, deu ênfase “ao esforço, empenho, dedicação e humanidade de um autarca que ficará gravado na memória do povo”. Opinião partilhada pela presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), Isabel Damasceno, que sublinhou a postura, humildade, disponibilidade e competência do ex-autarca, que considerou “talvez a personalidade mais respeitada do concelho”, descrevendo-o como um “homem discreto, mas que sempre teve a palavra certa na hora certa”, e que “tudo fez para pôr Alvaiázere no mapa”.

Visivelmente emocionado, ‘dr. Varito’, como é carinhosamente apelidado, admitiu que “não estava a contar com este prémio e quando me ligaram a primeira vez disse que já tinha sido distinguido com a Medalha de Mérito”, no entanto “fiquei muito contente e satisfeito porque tenho muito orgulho em ser de Alvaiázere”. Durante a sua intervenção, Álvaro Pinto Simões deu conta de que “sempre servi Alvaiázere, mas não me servi de Alvaiázere”. Isto porque “assumi um compromisso com a população de lutar pelo concelho e tenho muito orgulho nisso”, declarou.

O homenageado recordou todos aqueles com os quais trabalhou, com especial destaque para as equipas que liderou enquanto se dedicou à vida pública, sem esquecer o contributo que deu na “união dos seis concelhos de Sicó”, numa associação que “foi fundamental para o sucesso da nossa região”, destacando que após essa fundação, “surgiram muitos projectos bonitos, que só se conseguiram com este espírito de união e ajuda de todos: somos irmãos!”.

“Escola será reabilitada”

Ainda durante a cerimónia, João Paulo Guerreiro aproveitou a presença da presidente da CCDRC para que “possa interceda por Alvaiázere” no que diz respeito à obtenção de resposta à candidatura submetida para apoio no projecto de requalificação da Escola Dr. Manuel Ribeiro Ferreira.

“Não posso deixar de dizer que achamos injusto que um município como o de Alvaiázere, que fez o seu trabalho de casa, que apresentou a sua candidatura à primeira fase, esteja neste momento, mais de seis meses depois, a aguardar por uma decisão”, adiantou, considerando “injusta” a demora na atribuição de fundos comunitários, sendo esta “uma das seis escolas classificada como prioritária para intervenção na zona Centro”.

De acordo com o autarca, a obra terá um investimento total próximo dos sete milhões de euros. “Nesta fase, e não havendo outro tipo de financiamento para além da candidatura ao PT2020, que poderá transitar para o PT2030, tem uma parte de quase 1,5 milhões, com equipamento incluídos, que será suportado pela autarquia”.

Em resposta ao apelo, Isabel Damasceno afirmou, durante a sua intervenção, que “a sua escola está assegurada”, dando conta de que “o atraso” se deve ao facto de “estarmos num momento de transição e estas transições são bastante complexas”. Isabel Damasceno felicitou o executivo alvaiazerense por ter como prioridade a educação e assegurou que “a escola será reabilitada”.

ANA LAURA DUARTE

[NOTÍCIA DA EDIÇÃO IMPRESSA]


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM