21 de Janeiro de 2025 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Pombal: Meirinhas ‘vai à fava’ com festival gastronómico de 12 a 14 de Maio

10 de Maio 2023

Favas guisadas ou estofadas, favas com chouriço, com ovo escalfado, ou com entrecosto… A freguesia de Meirinhas prepara-se para receber um evento muito especial e onde há favas para todos os gostos. O Festival da Fava decorre de 12 a 14 de Maio e promete um verdadeiro banquete, onde as várias associações e colectividades da freguesia vão colocar a mão na massa e preparar cerca de 1.000 quilos de favas produzidas de forma sustentável e ecológica nas Meirinhas.

“Toda a fava que aqui vai ser confeccionada e consumida foi produzida pelas gentes das Meirinhas, quer em hortas comunitárias, quer por voluntários que disponibilizaram os seus terrenos e até micro produtores da freguesia”, explica o presidente da Junta de Freguesia de Meirinhas, João Pimpão, frisando que também os seniores e as crianças e jovens de Meirinhas estão envolvidos no processo aquando a apanha e o debulhar da fava, sublinhando que “este é um festival participativo e comunitário”.

A ementa inclui vários pratos, desde a sopa às sobremesas nada é deixado ao acaso num cardápio onde a rainha da festa é a fava. No entanto, no festival há lugar para todos, mesmo para quem não gosta de favas.

E se esta leguminosa é o principal factor de atracção, outros motivos atraem ao evento, que pretende ser “uma grande jornada de convívio”. De acordo com João Pimpão, o festival decorre “nos mesmos moldes das edições anteriores”, com algumas novidades projectadas para acolher os comensais de forma mais festiva.

Desta forma o “menu” inclui um cartaz de actividades culturais e de animação com artistas locais e nacionais, com o autarca a anunciar o “espectáculo protagonizado por um artista de renome nacional e internacional, que conhece muito bem a região e que se enquadra perfeitamente no espírito do evento”, estamos a falar de Nel Monteiro, que sobe ao palco do Festival da Fava na tarde de domingo, 14 de Maio.

Outra das novidades apresentadas pela responsável passa pela abertura das tasquinhas para servir os almoços de sexta-feira (12). “Anteriormente o Festival arrancava apenas para os jantares de sexta-feira, mas percebemos que havia muito interesse, principalmente por parte dos industriais da freguesia em levar os seus funcionários ao evento”, desta forma, “decidimos antecipar a abertura do evento para o meio-dia de sexta-feira de forma a proporcionar um espaço de partilha e convívio entre colegas de trabalho”, assegura.

O festival conta ainda com uma mostra de artesanato e uma caminhada marcada para a manhã do último dia. João Pimpão garante que “quem nos vier visitar encontrará boa disposição e pratos de elevada qualidade gastronómica”, onde o objectivo passa por “projectar o nome de Meirinhas a nível regional e nacional”

“Este é um festival dedicado à ruralidade da nossa freguesia, onde preocupámos em dar destaque à agricultura e envolver todos os meirinhenses”. Com expectativas elevadas, o presidente da junta de Meirinhas revela que a organização pretende “superar as 1.000 refeições servidas no ano passado”.

Motivos não faltam para “ir à fava”, com o autarca a garantir que “vai ser delicioso”.

ANA LAURA DUARTE

[NOTÍCIA DA EDIÇÃO IMPRESSA]


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM