Três novos soldados da paz reforçam o corpo activo de bombeiros da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Pombal (AHBVP) durante as celebrações do 111.º aniversário da instituição, que se assinala a 14 de Maio, revela o presidente da direcção, Sérgio Gomes, enquanto explica que “este número é o reflexo de um problema maior: a dificuldade que temos sentido na angariação de novos voluntários”.
“Não é fácil angariar voluntários”, salienta aquele dirigente, revelando que “há cinco ou seis anos atrás conseguíamos arrancar com uma nova recruta e neste momento para avançar uma formação com seis ou sete cadetes é uma dificuldade enorme”, lamenta. “É cada vez mais difícil angariar voluntários” salienta, dando conta de que a instituição pretende reforçar “ainda mais a divulgação de uma campanha de angariação de novos elementos, de forma a conseguirmos alcançar o nosso público-alvo”.
Para Sérgio Gomes, a “dificuldade em arranjar voluntários” prende-se com “as exigências cada vez maiores, não só em termos de formação inicial, mas também no tempo que as pessoas têm de dar à causa”, para o responsável, esta questão “é cada vez mais social”, tendo em conta “a vida pessoal, familiar e profissional, as pessoas não têm disponibilidade para tal”.
Outro obstáculo à recruta de novos elementos é a idade. “Hoje em dia só se pode ingressar na carreira de bombeiro aos 18 anos e com essa idade grande parte dos jovens vão estudar para fora de Pombal”, o que torna “cada vez mais difícil a tarefa de recrutar pessoas, especialmente jovens para iniciar o processo de formação”.
Actualmente com cerca de 150 bombeiros no quadro activo da AHBVP, Sérgio Gomes explica que “tendo em conta a dimensão do nosso território, idealmente deveríamos chegar aos 175 ou 180 elementos”.
Porém, apesar dos desafios que se antevêem em termos de recursos humanos, actualmente “a Associação Humanitária está bem do ponto de vista financeiro, dos efectivos, dos materiais e das viaturas”, refere Sérgio Gomes, salientando que “para este ano estamos a prever investir cerca de 200.000 euros”, o valor é repartido por “equipamentos de protecção individual, na aquisição de uma ambulância de socorro, um veículo destinado ao transporte de doentes e um equipamento de desencarceramento”, sublinha.
O 111.º aniversário ficará ainda marcado pela tomada de posse do segundo comandante, João Carlos Santos, que anteriormente já desempenhada a função de adjunto de comando, e pela bênção de quatro novas viaturas que vêm reforçar o parque automóvel da corporação pombalense: dois Veículos Destinados ao Transporte de Doentes (VDTD), uma Ambulância de Transporte Múltiplo (ABTM) e um Veiculo Urbano de Combate a Incêndios (VUCI).
Fundada a 14 de Maio de 1912 e reconhecida de Utilidade Pública em 23 de Dezembro de 1914, a AHBVP celebra a efeméride com uma festa que envolve todos os elementos do corpo activo, mas também os órgãos sociais da instituição, sócios, autarcas e representantes de entidades ligadas à protecção civil.
ANA LAURA DUARTE
[NOTÍCIA DA EDIÇÃO IMPRESSA]
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM