14 de Julho de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Condeixa: União de Freguesias distinguida com Prémio Autarquia do Ano

24 de Maio 2023

A União de Freguesias de Condeixa-a-Velha e Condeixa-a-Nova foi distinguida, em Lisboa, com o Prémio Autarquia do Ano, por projectos desenvolvidos em duas categorias, no âmbito da Cultura e Património e da Segurança, Saúde e Protecção Civil.

O Prémio Autarquia do Ano é uma iniciativa da Lisbon Awards Group que tem como missão distinguir e homenagear as iniciativas e práticas inovadoras dos municípios de todo o país, e que na sua 4.ª edição premiou 45 municípios, num total de 11 categorias e 50 subcategorias.

“A União de Freguesias tem uma acção muito importante na vida das pessoas, pela proximidade e pelo conjunto de competências que hoje assume e executa diariamente. Receber estes prémios é muito gratificante na medida em que traduz um reconhecimento de que estamos a trabalhar bem, nomeadamente em áreas que são prioritárias, como sejam a prevenção dos incêndios rurais e a preservação e valorização do nosso património”, refere Paulo Simões, presidente daquela autarquia.

A União de Freguesias de Condeixa-a-Velha e Condeixa-a-Nova foi premiada em duas categorias, nomeadamente na área da Segurança, Saúde e Protecção Civil, sendo distinguida pelo conjunto de acções que desenvolve neste âmbito.

A implementação da Unidade Local de Protecção Civil, para incrementar a eficiência da prevenção dos incêndios rurais e promover uma maior proximidade no apoio a prestar aos agentes de protecção civil, é um dos exemplos. A autarquia promove ainda, regularmente, acções de sensibilização à população, estruturadas e dinamizadas em estreita colaboração com as entidades existentes no Município de Condeixa, a limpeza e alargamento de caminhos florestais e acções de vigilância da floresta, com a adesão ao programa de “Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas”, do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), além de prestar apoio aos Bombeiros Voluntários de Condeixa, na aquisição de equipamentos de protecção e combate aos incêndios rurais.

Na categoria de Cultura e Património, a União de Freguesias de Condeixa-a-Velha e Condeixa-a-Nova foi distinguida com o Prémio Autarquia do Ano pelo projecto de valorização do Aqueduto Romano de Conímbriga, classificado como Monumento Nacional desde 1967, cujo espaço envolvente foi alvo de trabalhos de desmatação e limpeza em Dezembro de 2022. Valorizar ainda mais aquele monumento através de acções de preservação, reabilitação e sinalização de elementos relevantes ao longo do seu percurso de cerca de três quilómetros de estruturas conservadas é uma dos propósitos daquela união de freguesias.


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM