No ano do Centenário, a Sociedade Filarmónica Alvaiazerense de Santa Cecília organiza amanhã (20) mais um evento integrado nas comemorações de tão assinalável data. A histórica colectividade vai juntar num encontro antigos e actuais músicos numa saudável jornada de convívio e de memórias.
O evento, que decorre na sede da Filarmónica, conta com um lanche, pelas 16h00.
“Trata-se da possibilidade de conviver com os actuais músicos, visitar as instalações da sede e permitir também aos mais antigos recordarem e reviverem um pouco do seu passado na Filarmónica”, adianta o presidente da direcção, Manuel Francisco Silva.
Fundada oficialmente a 11 de Outubro de 1923, a instituição está a menos de cinco meses de completar 100 anos de existência.
Para o dirigente, “ter uma Filarmónica com esta idade é uma honra para o concelho que foi, e continua a ser, uma mais-valia cultural sobretudo nos tempos em que não existiam quaisquer outras alternativas culturais”. Hoje, apesar da diversidade de opções, a instituição “presta um importante serviço à comunidade no despertar da sensibilidade musical, no ensino da música, que continuamos a fazer gratuitamente, e abrilhantando festas, romarias, recepções e concertos”.
Com uma banda composta por cerca de meia centena de músicos, de diversas idades, a Sociedade Filarmónica Alvaiazerense de Santa Cecília, tem também em funcionamento uma escola de música frequentada por mais de 20 alunos, e ainda uma Orquestra Ligeira que engrandece a centenária instituição.
O ensino e divulgação da música, propósitos que estiveram na base da criação da filarmónica, continuam a ser os objectivos fundamentais no presente e pretensão futura.
“Estamos de boa saúde e vamos fazendo o que podemos. Temos pessoas bastante motivadas e entusiasmadas e que têm colaborado muito bem na actividade da Filarmónica”, regozija-se o líder da instituição.
Música, muita música…
Em ano histórico as acções para marcar a data sucedem-se. Já para o próximo mês (no dia 11, pelas 21h00) está programado um concerto que juntará em palco a Filarmónica Alvaiazerense e a Banda Red, num momento que promete ser uma das grandes atracções musicais da Fafipa 2023. A preparar das peças a apresentar está em curso e o primeiro ensaio para o aguardado espectáculo está agendado também para amanhã ao início da tarde.
Para apresentar em Outubro, no decorrer da cerimónia oficial comemorativa do Centenário, ainda sem data marcada, está um CD que reúne parte do repertório da filarmónica (gravado desde Março passado), um livro sobre os 100 anos de actividade e uma medalha que evocará a efeméride.
Também em Outubro, no dia 8, Alvaiázere assistirá a um concerto protagonizado pela Banda de Música da Força Aérea Portuguesa, integrado igualmente na programação do Festival do Chícharo.
Nos próximos meses, a filarmónica aniversariante pretende ainda realizar uma série de actuações nas freguesias do concelho.
[NOTÍCIA DA EDIÇÃO IMPRESSA]
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM