17 de Janeiro de 2025 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Soure: Alfarelos festeja 95 anos de elevação a vila a 15 e 16 de Abril

9 de Abril 2023

Alfarelos prepara-se para celebrar o 95.º aniversário de elevação a vila com um vasto programa. A efeméride assinala-se a 11 de Abril, mas é no fim-de-semana seguinte (15 e 16) que se faz a festa.

Para este ano estão reservados dois dias de actividades, organizadas pela Junta de Freguesia, onde se inclui a tradicional caminhada matinal (a partir das 9h00 de domingo (16), com concentração no jardim público), e que passa pelos “sítios mais recônditos e também pelos mais emblemáticos da região”, e o Festival de Sopas à hora de almoço, onde as associações da freguesia “servem” vários tipos de sopa e outras iguarias, no salão da Filarmónica 15 de Agosto Alfarelense.

Para este ano, “as comemorações vão realizar-se durante dois dias, no sábado e no domingo, precisamente porque as associações sugeriram que alargássemos as festividades”, revela Rosa Colaço, presidente da Junta de Freguesia de Alfarelos, enquanto explica que “era muito trabalho para um dia só”. Assim, no sábado (15), “realiza-se o Festival das Tapas e Petiscos”, de forma a “maximizar o evento ao máximo”.

De forma a “mostrar o que de melhor se faz na freguesia”, também se repete a Feira de Artesanato, novidade no ano passado, e que este ano a organização vai “replicar, com a possibilidade de alargar o número de expositores para artesãos de fora da freguesia, sendo que em 2022 tivemos apenas artesãs provenientes do nosso território”.

E se a efeméride demonstra a “dinâmica” da freguesia, também Rosa Colaço destaca o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelas colectividades, que “têm trabalhado imenso para elevar o nome de Alfarelos”, lideradas por “pessoas dinâmicas, que querem fazer mais e melhor e que trabalham diariamente em prol da população”.

Procura na habitação

No auge do segundo ano do seu último mandato, a autarca não tem dúvidas de que “Alfarelos é uma boa freguesia para se viver”, e revela que o território “tem recebido novos habitantes, pessoas que não tinham qualquer ligação à freguesia e que nos escolheram para viver”. Com uma “localização muito interessante e com uma qualidade de vida muito apetecível”, Rosa Colaço avança que o executivo tem “sentido uma procura quase diária de pessoas que procuram aqui habitação”, o que a deixa “particularmente agradada”, até porque “temos recebido um feedback muito positivo de quem veio para cá recentemente, e que nos diz que gosta muito de aqui viver e desta tranquilidade que não se encontra nas grandes cidades”.

E falando em qualidade de vida, a presidente de Junta destaca o investimento feito na rede de saneamento básico, que “fora situações pontuais, que não são exequíveis, já está completa e com as ligações feitas, estando a população já a usufruir plenamente do serviço”.

A autarca destaca ainda, “o trabalho de preservação dos espaços públicos existentes, que merecem uma nova dignidade”, e revela que “estamos a preparar a requalificação do jardim público de Alfarelos, e outras pequenas obras”, sem esquecer os trabalhos de requalificação realizados recentemente na Fonte dos Cães, “uma obra muito ansiada pelos habitantes daquela localidade, e de toda a freguesia”.

Situação financeira estável

Com os olhos postos no futuro, Rosa Colaço admite que a “situação financeira da freguesia “está bem e recomenda-se”, e apesar de “não termos dinheiro com muita fartura, temos capital para dar conta dos investimentos que estão previstos”, sem para isso “deixar dívidas a quem vier”. A responsável admite que “há oito anos, quando assumi a liderança desta Junta de freguesia não herdei dívidas, portanto também não quero deixar coisas penduradas para quem cá chegar”, assegura, enquanto explica que sai “com um grande sentimento de dever cumprido e com a consciência de que tudo fiz pelas pessoas da minha freguesia”, mas acima de tudo “com um profundo sentimento de gratidão pela forma com que fui tratada pelos meus fregueses, que colaboraram comigo e com os executivos que presidi”.

Visivelmente emocionada, Rosa Colaço destaca ainda o “trabalho extraordinário desenvolvido pelos dois funcionários da Junta de Freguesia”, que merecem “todo o meu apresso”.

Com um “Espaço de Cidadão a funcionar, um posto dos CTT aberto ou serviços administrativos abertos diariamente para servir as pessoas, não só da freguesia e do concelho, como até de concelhos vizinhos”, o edifício da sede da Junta de Freguesia de Alfarelos caminha para a implementação de mais um serviço: “ o Balcão SNS, que irá sanar algumas dificuldades da população mais idosa”, explica a autarca enquanto admite que a “área da saúde é o nosso calcanhar de Aquiles”, e apesar de “termos vivenciado uma época de bastante turbulência, durante alguns anos, parece-me que a situação está muito mais coordenada”.

A referir-se ao encerramento da extensão de Saúde de Alfarelos, a autarca explica que “actualmente a população é servida pelo Centro de Saúde da Granja do Ulmeiro, que assiste três freguesias (Alfarelos, Granja do Ulmeiro e Figueiró dos Vinhos), onde estão cinco médicos residentes e as coisas estão a correr bem”. Depois de anos “muito conturbados”, e “ainda que não seja a situação ideal, as coisas estão muito melhores”, garante.

ANA LAURA DUARTE

[NOTÍCIA DA EDIÇÃO IMPRESSA]


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM