Música, desporto, e cinema são algumas das actividades previstas para assinalar o 49.º aniversário do 25 de Abril de 1974. Em Pombal as celebrações da efeméride arrancaram ontem (20), com a apresentação da peça de teatro “25 de Abril sempre!”, e estendem-se até à próxima terça-feira (25), com um leque de iniciativas que pretende abranger as mais variadas faixas etárias.
A pensar nos mais novos, o Salão Nobre dos Paços do Concelho abre portas ao Parlamento dos Jovens de Pombal, que se realiza hoje (21), a partir das 15h00, e para além da prova Trail Running Pombal-Sicó, que desafia atletas e caminheiros a partir à descoberta da Serra de Sicó num evento desportivo que alia a promoção do território, a prática de actividade física e o espírito solidário, com data marcada para a manhã de domingo (23) e pretende gerar rendimento para a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Pombal, a autarquia pombalense reservou a tarde para o XII Encontro de Coros, onde participam o Coro Municipal Marquês de Pombal, o Coral Ansianense Santa Cecília e o Coro Municipal de Benavente, a “Cantar Abril”.
Para a véspera de feriado (24) o Teatro-Cine de Pombal recebe a projecção da longa-metragem cinematográfica “Salgueiro Maio – O Implicado”, mas é na terça-feira (25), que as celebrações da efeméride se elevam, com a o hastear das bandeiras e a sessão solene sob o mote “Voz às Novas Gerações: o legado histórico do 25 de Abril” a ter lugar nos Paços do Concelho, seguida da evocação a Salgueiro Maia, que acontece na praça com seu nome.
Depois de sofrer profundas obras de requalificação, o executivo camarário conta com a presença da ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, para inaugurar o espaço urbano da Várzea, e a tarde fica reservada para o lançamento do livro “Da Imprensa do Concelho de Pombal”, da autoria de Alfredo Faustino. Já a noite em que se celebra a Liberdade está por conta da banda Clã, que soube ao palco do Teatro-Cine de Pombal que apresenta o seu mais recente álbum, “Véspera”.
Música emergente no Festival da Praça
Integrado nas comemorações do 25 de Abril na cidade, a Junta de Freguesia de Pombal, com o apoio da autarquia, preparou três noites de festa que vão animar o Cardal. Assim, entre hoje (21) e 23 de Abril, o centro da cidade recebe um evento onde brilha a música emergente.
Depois do cancelamento do Oh da Praça, em 2022, a Freguesia de Pombal “honra agora o compromisso assumido com os artistas e dá vida ao Festival da Praça, um evento especial”, que traz a palco artistas de vários géneros musicais.
Para os três dias de festival estão agendados 11 concertos, que começam já hoje com Pespakova, em formato cine-concerto, Marciano e Salomé, a noite encerra ao som de DJ Villager. Amanhã (22), a iniciativa conta com Stanis, Mariana Camacho, Cobra ao Pescoço e DJ A Boy Named Sue. E no último dia (23), ao palco do Festival da Praça sobe Jerónimo, The Twist Connection e Baleia, Baleia, Baleia. Todos os espectáculos terão lugar no Jardim do Cardal, e a entrada é gratuita.
[NOTÍCIA DA EDIÇÃO IMPRESSA]
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM