17 de Janeiro de 2025 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Pombal: Meirinhas transforma antiga escola em alojamento social

22 de Abril 2023

A fachada da antiga escola pré-primária de Meirinhas parece inalterada, mas por dentro, o espaço que acolheu as crianças da freguesia durante anos a fio, dá agora vida a um Alojamento Social pronto a acolher pessoas em dificuldades.

Dotada de três quartos individuais, uma sala com sofá e televisão, de uma cozinha equipada e de uma casa de banho, o espaço, inaugurado a 10 de Abril, foi requalificado pela Câmara de Pombal, através de um investimento de 25.000 euros, parte dos quais pretende recuperar através de financiamento comunitário.

O presidente da Câmara de Pombal, Pedro Pimpão, destacou que esta é uma iniciativa “simbólica”, mas capaz de mudar vidas. “Isto é mais uma resposta diferenciadora porque é adaptável àquilo que são as necessidades”, mencionou. “Às vezes falamos de números, mas isto é uma coisa concreta”, que pretende “mudar a vida”, de alguém, concluiu Pedro Pimpão.

Em dia de inauguração, dá-se conta de que a ‘casa’ já é habitada por José, que aos 60 anos, inicia uma nova etapa da sua vida. A viver, até então, numa habitação degradada, encontrou neste Alojamento Social um espaço acolhedor, com todas as condições de habitabilidade. As refeições são asseguradas pelo Lar da Felicidade, que já lhe prestava apoio domiciliário e que fará a limpeza do espaço.

Segundo a autarquia, o homem encontrava-se numa “situação de emergência social”, já conhecida pelos serviços municipais, em que o Município encetou esforços para encontrar uma solução rápida, capaz de o acolher no menor tempo possível.
“Isto foi feito em tempo recorde para conseguirmos tê-lo aqui o mais rapidamente possível”, explica a edilidade, recordando que foram realizadas algumas obras de reabilitação no interior da antiga escola.

Quanto às outras pessoas com quem irá partilhar esse espaço, poderão ficar uma semana, um mês, seis meses ou até mais tempo. “Não há um prazo limite. A ideia é ter um alojamento temporário, até as pessoas encontrarem uma solução”, justifica João Pimpão. Os dois quartos vagos poderão ser ocupados por cidadãos portugueses ou estrangeiros, a atravessar dificuldades, ou ser utilizados como resposta de emergência da Segurança Social, através do pagamento de uma “renda social” e serão identificadas pela Comissão Social Inter-freguesias de Meirinhas, Carnide e Vermoil.

[NOTÍCIA DA EDIÇÃO IMPRESSA]


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM