O XX Capítulo da Confraria do Queijo Rabaçal e um espectáculo musical com o popular Ruizinho de Penacova são os grandes destaques da edição deste ano do Mercado do Queijo Rabaçal e dos Romanos, a realizar no próximo dia 30 (domingo), numa organização da União de Freguesias de São Miguel, Santa Eufémia e Rabaçal.
O evento terá lugar na Estação Arqueológica da Villa Romana do Rabaçal, no entanto, podendo ser deslocalizado para uma tenda gigante no antigo campo de futebol local, caso as condições climatéricas assim o exijam.
“O ‘rei’ será o queijo Rabaçal, mas teremos os outros produtos endógenos da região, muito artesanato e muitos outros factores de atracção a esta realização”, refere a presidente daquela união de freguesias, Maria Marmé, sobre uma iniciativa que pretende sensibilizar para a actividade de pastorícia e a produção tradicional.
Vinho Terras de Sicó, azeite, mel e nozes estarão também à disposição dos visitantes, para degustar e comprar, tal como o artesanato regional e produtos da agricultura tradicional e familiar.
O espaço disponível na villa romana permite um maior número de expositores, que deverão ser cerca de 60, e maior capacidade física para acolher visitantes, “embora obrigue a uma maior logística e ao trabalho de 25 pessoas na organização”, salienta a autarca.
Para Maria Marmé, o evento, realizado pela primeira vez em 2010, “para além da promoção dos nossos produtos é também uma forma de tirar as pessoas do isolamento, pois as de mais idade merecem um envelhecimento activo e esta é também uma forma de pensar nos mais velhos, uma forma de atrair as nossas gentes, de chamar mais pessoas ao Rabaçal e ao concelho de Penela, dinamizando igualmente o comércio local”.
Queijo gigante é atracção
Num ambiente de recriação histórica, o certame terá início, às 8h30, com um cortejo pelas ruas do Rabaçal em direcção à estação arqueológica pelo grupo de música medieval e tradicional Porta da Traição, que animará o local ao longo do dia. A rota pedestre do Queijo Rabaçal, dinamizada pela Associação Caminheiros de Penela, começa meia hora depois.
Pelas 10h00, o evento abre portas aos visitantes e inicia-se o XX Capítulo da Confraria do Queijo Rabaçal. Ao meio-dia, após a visita das entidades oficiais ao certame, terá lugar a recriação histórica da chegada dos romanos e prova queijo gigante.
“Mais uma vez teremos um queijo confeccionado com 500 litros de leite, que me dizem continuar a ser o maior de Portugal. Este queijo curado está este ano a ser preparado pela A Queijeira do Rabaçal”, adianta Maria Marmé.
O programa contempla uma tarde de animação musical com o tradicional festival de folclore (15h00), com a participação dos ranchos do Centro Social e Polivalente do Rabaçal, de Lordelo (Guimarães), Camponeses de São Vicente (Santarém) e Unidos do Pinheirinho (Pombal).
Pelas 17h30, sobe ao palco o popular cantor Ruizinho de Penacova, para encerrar em grande o certame.
O Mercado será ainda animado ao longo do dia por ateliers infantis de fabrico de pão e de queijo e elaboração de mosaicos romanos.
A organização da União de Freguesias de São Miguel, Santa Eufémia e Rabaçal conta com o apoio logístico da Câmara Municipal de Penela, Associação de Amigos da Villa Romana do Rabaçal, Associação de Produtores de Queijo Rabaçal Aprorabaçal, Associação Caminheiros de Penela, Confraria do Queijo Rabaçal, Agrupamento de Escuteiros de Penela, Centro Social e Polivalente do Rabaçal, Centro Desportivo e Recreativo Penelense e de várias empresas do concelho.
“Se o tempo ajudar temos as melhores expectativas para a adesão a este evento, contamos trazer muita gente ao Rabaçal e continuar a fazer deste uma das grandes iniciativas do concelho e da região”, afirma a líder da união de freguesias, admitindo no próximo ano atrasar o certame algumas semanas para haver “menos incerteza” quanto às condições climatéricas que ao longo dos anos têm condicionado a realização.
[NOTÍCIA DA EDIÇÃO IMPRESSA]
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM