23 de Janeiro de 2025 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Penela/Pombal: Praias de Louçainha e Osso da Baleia continuam a hastear Bandeira Azul

27 de Abril 2023

As praias da Louçainha (Penela) e do Osso da Baleia (Pombal) vão manter este ano as bandeiras azuis, símbolo de qualidade, de acordo com a lista hoje divulgada pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE).

A praia fluvial da Louçainha, localizada em plena serra do Espinhal, é um dos locais naturais mais aprazíveis do concelho de Penela. A qualidade das águas, os excelentes equipamentos fluviais e a preocupação ambiental têm-lhe valido a atribuição da Bandeira Azul, que exibe a par da classificação de Praia Acessível.

A frescura, o verde das serras, a calma e a paz deste local fazem dele um refúgio fluvial, onde reina a absoluta tranquilidade. Além das piscinas naturais, o espaço inclui ainda um parque de merendas e um restaurante panorâmico.

Já a praia de mar do Osso da Baleia, situada em plena Mata Nacional do Urso, na freguesia do Carriço (Pombal), ostenta o galardão de qualidade desde 2004, tendo recebido desde o ano seguinte o estatuto “Praia Acessível”, por cumprir os requisitos da legislação em vigor, relativamente à acessibilidade para pessoas com mobilidade condicionada.

Entretanto, as praias do Centro de Portugal terão este ano menos três Bandeiras Azuis em relação a 2022.

Portugal conta em 2023 com 432 praias, marinas e embarcações com Bandeira Azul, mais uma do que no ano passado, apesar de uma diminuição de praias fluviais devido à seca e aos incêndios, anunciou hoje a Associação Bandeira Azul da Europa.

O anúncio foi feito hoje no Aquário Vasco da Gama, no Dafundo, concelho de Oeiras, pelo presidente da Associação Bandeira Azul da Europa, José Archer, adiantando que na próxima época balnear vão hastear a Bandeira Azul 394 praias, distribuídas por 103 municípios, tendo Coruche e Montemor-o-Velho candidatado praias pela primeira vez.

“Portugal, no que toca a praias do interior, é o segundo país do mundo com maior número de praias galardoadas. Estamos logo a seguir a França, que tem outra realidade e dimensão, e muito acima de Espanha”, disse José Archer, referindo que foram galardoadas 47 praias fluviais, menos três do que no ano passado.

O responsável reconheceu que se trata do “reflexo do esforço das comunidades e autarquias do interior” relativamente à aposta na Bandeira Azul.

José Archer lembrou, igualmente, que este ano houve menos praias do interior galardoadas tendo em conta a seca e os incêndios ocorridos em 2022.

“No ano passado tivemos um Verão extremamente complicado no interior, o que afectou algumas recandidaturas, mas mesmo assim continuamos a crescer só de praias, zonas balneares, já estamos perto das 400”, disse, lembrando que há dez anos este número rondava as 200.

Em relação às vantagens de se frequentar uma praia distinguida, o responsável lembrou os quatro pontos essenciais para obtenção do galardão: qualidade da água e espaço (ordenamento) segurança e serviços, vigilância e sensibilização das pessoas (educação ambiental).

A nível internacional, Portugal ocupa o segundo lugar no que diz respeito a embarcações ecoturísticas galardoadas, com 21, tendo sido igualmente galardoadas 17 marinas.

A cerimónia oficial de hastear da primeira Bandeira Azul em praia costeira vai decorrer na praia do Mar, nas Caldas da Rainha, em 1 de Junho, enquanto o primeiro hastear de Bandeira Azul em praia fluvial vai realizar-se em Reconquinho, Penacova, em 15 de Junho. A bandeira será ainda hasteada na Marina de Tróia, no concelho de Grândola, em 5 de Junho.

As praias costeiras e fluviais distinguidas estão distribuídas pelo Norte (87, mais cinco do que no ano passado), Centro (47, menos três), Tejo (76, menos uma), Alentejo (39, menos uma), Algarve (85, menos uma), Açores (44, mais duas) e Madeira (16, igual ao ano passado).

O Programa Bandeira Azul é um programa de educação para o desenvolvimento sustentável, promovido em Portugal pela Associação Bandeira Azul da Europa, secção portuguesa da Fundação para a Educação Ambiental.


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM