18 de Janeiro de 2025 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Confraria, em processo de constituição, quer projectar vinhos Terras de Sicó

9 de Abril 2023

O processo de criação da Confraria dos Vinhos Terras de Sicó está em marcha, visando dar projecção a uma das marcas do território, preservar a memória e valorizar “o que os nossos antepassados fizeram, mantendo a vinha”.

A ideia partiu de Raul Costa, um penelense, psicólogo de formação, com raízes em Alfafar, há muito radicado em Lisboa, mas pequeno produtor na terra natal, onde ainda cultiva uma vinha “com 700 videiras”, que fora de seu pai e que replantou “com todo o rigor”. “Por solidariedade e afecto com a região”, justifica.

Depois de reuniões embrionárias, o projecto terá agora pernas para andar devendo nas próximas semanas conhecer desenvolvimentos importantes e decisivos tendo em vista a formalização da associação que ficará sediada nas instalações da Vinisicó, em Alfafar.

“Fui desafiado para pertencer a diversas confrarias, mas pensei ser melhor ajudar a criar uma que valorize o passado e pense no futuro desta região, que merece”, afirma ao TERRAS DE SICÓ Raul Costa, de 68 anos.

A confraria vai dar “projecção aos vinhos deste território e acrescentar qualidade”, realça o mentor da ideia, salientando que a associação terá as portas abertas a produtores e consumidores, futuros confrades, juntos no compromisso de promover e garantir a valorização de um produto que tem vindo paulatinamente a afirmar-se.

“Será mais uma garantia de que as coisas não morreram, que os nossos antepassados fizeram o que puderam e, agora nós, em conjunto, não as vamos deixar morrer”, frisa Raul Costa.

Região capacitada

Os vinhos Terras de Sicó são produzidos na Indicação Geográfica (IG) Beira Atlântico, Sub-região Terras de Sicó, certificados desde 1993, seguindo tecnologias de elaboração e práticas enológicas tradicionais legalmente autorizadas.

“Está é, sem dúvida, uma região capacitada para ter uma confraria dedicada aos vinhos, com produtores certificados que lhe dão a garantia de uma produção de acordo com a qualidade e a exigência das normas em vigor”, sustenta Raul Costa.

A adesão ao projecto das câmaras municipais da sub-região, que está a ser trabalhada, “dará uma outra projecção à confraria e algum suporte financeiro”, relevante para o arranque da actividade.

De acordo com Raul Costa, a entrada da futura associação no mundo confrádico será apadrinhada pela Confraria dos Enófilos do Vinho de Carcavelos, de Cascais, fundada em 2009.

(Na foto, confrades de Carcavelos que apadrinharão a Confraria dos Vinhos Terras de Sicó)

[NOTÍCIA DA EDIÇÃO IMPRESSA]


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM