Condeixa acolheu o primeiro Jantar Gala ‘Melhor de Nós’ que “premiou, enalteceu e promoveu” a região de Sicó e ainda Miranda do Corvo, território da associação de vitivinicultores Vinisicó, numa iniciativa de cariz social realizada em parceria pelos seis Municípios (Soure não aderiu) e pela Fundação ADFP.
O evento pretendeu ser um momento de confraternização e partilha, com a ementa do jantar a ser composta por produtos endógenos e gastronómicos da região. Durante a gala foram distinguidas seis personalidades e seis organizações “Melhor de Nós “, indicadas por cada um daqueles municípios.
“Este território é na sua maioria de baixa densidade e os territórios de baixa densidade têm de apostar na qualidade e têm de ter brio naquilo que são e que fazem. E nessa medida, este tipo de iniciativas só é possível de pudermos trabalhar em conjunto, se todos os municípios, os sete [Terras de Sicó + Miranda do Corvo], derem as mãos e se unirem para chamar a atenção para aquilo que é a nossa riqueza, o que é endógeno, que nos representa, e podermos unir-nos na promoção dos produtos, mas também de uma forma cada vez melhor podermos trazer as pessoas que representam o melhor de nós nestes municípios”, realçou Jaime Ramos, presidente da Fundação ADFP, proprietária do Conímbriga Hotel do Paço, em Condeixa, onde decorreu o evento, na noite da passada sexta-feira (31), cujas receitas reverteram para valências daquela instituição de solidariedade social sediada em Miranda do Corvo.
Sobre a ausência do Município de Soure, Jaime Ramos disse ao TERRAS DE SICÓ esperar que “no futuro consigamos ultrapassar algum problema que tenha surgido e estejamos todos unidos, que é o que interessa”.
Mais de uma centena de pessoas dos municípios envolvidos participou no jantar-gala, com uma ementa recheada de Sicó: folhado de queijo DOP Rabaçal com um misto de alface da Fundação ADFP e vinagrete de mostarda, mel Serras de Penela e laranja; reconstrução de chanfana de Miranda do Corvo com o puré de chícharo de Alvaiázere e grelos salteados com azeite das serras de Alvaiázere; cabrito à moda de Condeixa, com arroz carolino de Soure, pão de ló de Soure com pinhão de Ansião; e escarpiadas de Condeixa com molho de café, gelado de nata e com crumble de nozes de Penela, tudo acompanhado por vinhos da Fundação ADFP.
“O meu voto é que seja possível realizar outros eventos do género no futuro, que anualmente nos possamos aqui encontrar, no sentido de propagandear as riquezas, o melhor de nós neste território”, preconizou o líder da Fundação ADFP.
Valorizar melhores exemplos
Para o presidente da Associação de Desenvolvimento Terras de Sicó, Pedro Pimpão, trata-se de uma iniciativa “muito importante porque consegue congregar o que é o melhor de nós em cada um dos concelhos”.
“Percebermos em conjunto o potencial que tem o nosso território porque constatamos que existem pessoas com um percurso de vida extraordinário, instituições que fazem um trabalho muito importante na vida das populações, e estas são oportunidades de estarmos juntos e podermos valorizar os melhores exemplos que temos”, enfatizou o também autarca de Pombal ao TERRAS DE SICÓ, sublinhando que o evento “deve manter-se todos os anos para que haja oportunidade de irmos prestando este reconhecimento público”.
DISTINGUIDOS “MELHOR DE NÓS”
ALVAIÁZERE
Personalidade: Fernando Lopes (a título póstumo)
Instituição/Entidade: Sociedade Filarmónica Alvaiazerense de Santa Cecília
ANSIÃO
Personalidade: Filipe Antunes dos Santos
Instituição/Entidade: Confraria de N.ª Senhora da Paz da Constantina
CONDEIXA
Personalidade: Ana Veríssimo
Instituição/Entidade: Associação Sempre a Aprender
MIRANDA DO CORVO
Personalidade: Désirée Pedro
Instituição/Entidade: Associação Abutrica
PENELA
Personalidade: António Arnaut (a título póstumo)
Instituição/Entidade: Bombeiros Voluntários de Penela
POMBAL
Personalidade: Tomé Lopes
Instituição/Entidade: Santa Casa da Misericórdia da Redinha
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM