Mais que uma prova todo-o-terreno, a RoTTA do Queijo e do Vinho, organizada pela Associação Cultural Desportiva e de Solidariedade da Freguesia de Degracias, quer ser um evento onde se conjugam paisagens de cortar a respiração com os melhores produtos endógenos, de forma a mostrar todo o potencial turístico e económico da região aos participantes que chegam “de todos os pontos do país”. A iniciativa realiza-se a 1 e 2 de Abril, nas Degracias, no concelho de Soure.
A dispensar grandes apresentações, afinal estamos a falar da 10.ª edição de um evento que espera atrair perto de 3.000 visitantes, nas diversas actividades previstas para os dois dias, a organização revela estar “a preparar algumas novidades para os participantes”, em “especial para aqueles que nos visitam desde a primeira edição do evento”, e são muitos, garante Edgar Nogueira, enquanto explica que “o formato do evento teve que ser ajustado devido à grande afluência de participantes”.
Neste sentido, o passeio turístico que inicialmente “se realizava na manhã de domingo, passou para a tarde de sábado”, isto porque “percebemos que era logisticamente impossível realizar uma visita a uma queijaria em funcionamento, a um lagar de azeite, ou a uma adega produtora de vinhos, a mais de 150 ou 200 participantes”, sem falar no “espaço apertado, ou nas fracas condições de acolhimento”, a organização optou por realizar o passeio turístico durante a tarde de sábado (1 de Abril), onde os participantes “vão ter a oportunidade de visitar vários pontos turísticos, assim como todos os alojamentos turísticos da região”, ou realizar uma prova de vinhos, com o objectivo de “dar a conhecer a oferta turística da nossa região e mostrar aos participantes onde vão ficar alojados”, isto porque “mais de meia centena de participantes vão pernoitar por aqui”. Chegam de vários pontos do país, como Braga, Porto, Lisboa, Leiria, Coimbra, ou do Alentejo.
Assim, a concentração dos veículos e a visita turística aos pontos de atracção da freguesia começam às 15h00 de sábado (1). Depois do jantar, com ementa regional, a noite terá animação musical abrilhantada por grupo SóRitmo, seguida do espectáculo da dupla Quim Roscas e Zeca Estacionâncio. No dia seguinte (2), o pequeno-almoço acontece pelas 8h15, com a RoTTa (assim mesmo, com dois t´s, de Todo-o-Terreno) a arrancar uma hora depois. Após o almoço, os participantes mais destemidos mostram a destreza ao volante na pista de obstáculos de Degracias.
De acordo com o dirigente, que assegura que este se trata de um “evento consolidado”, um dos principais segredos para o sucesso da prova passa por definir um “percurso onde qualquer veiculo, com tracção 4×4, possa fazer o percurso sem dificuldade”, frisando que se trata de “um passeio e não propriamente de um percurso de elevada especificidade técnica, para que todos tenham a oportunidade de participar e de conhecer a nossa zona serrana”, para descarregar a “adrenalina e brincar um bocado com as máquinas mais alteradas temos a pista de obstáculos, num recinto fechado, com segurança reforçada”, onde em anos anteriores “se registou um número de muito considerável de espectadores, por se tratar de um espectáculo diferenciador”, revela.
ANA LAURA DUARTE
[NOTÍCIA DA EDIÇÃO IMPRESSA]
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM