Está prestes a chegar “um dos dias mais aguardados” pelos utentes da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Soure, e estamos a falar do Passeio Todo-o-Terreno, organizado pelo Clube Tracção Total Aventura, que se realiza já amanhã, sábado (4).
De acordo com Santos Mota, presidente da APPACDM de Soure, esta “é uma das actividades mais acarinhadas e aguardadas pelos nossos utentes”, que ao longo dos “anos acabam por criar uma ligação muito bonita com os participantes do evento”. O dirigente garante que “a felicidade estampada no rosto de todos os participantes, utentes e condutores, é indiscritível” e destaca a iniciativa “como uma forma muito simples, mas muito forte, de sensibilizar a comunidade para estas pessoas, que apesar de serem diferentes, e por vezes ignoradas pela sociedade, são Seres Humanos muito especiais e que transmitem grandes aprendizagens”, reforça.
A iniciativa, que vai já na 19.ª edição, é organizada pelo Clube Tracção Total Aventura, e permite que os utentes da APPACDM “passem um dia diferente, cheio de adrenalina e aventura”, que no final “nos deixa com uma sensação única”, e que “só mesmo depois de vivida é que se explica”, releva António Pisão, presidente da colectividade.
“Por questões de logística, prevemos a participação de cerca de 40 carros”, um número que permite que todos os utentes possam participar da actividade, “sendo que a premissa que levantamos a todos os condutores é que o lugar do ‘pendura’ seja ocupado por um utente da APPACDM, que acaba por ser o co-piloto nesta aventura” sobre quatro rodas.
O percurso, para este ano, “faz-se à beira rio, passando pelas freguesias de Gesteira e Samuel e termina nas ruinas das termas da Amieira, onde será feita a habitual foto de família”, revela o responsável, enquanto adianta que o “almoço é servido nas instalações da APPACDM”.
António Pisão assume que participa no evento desde a primeira edição, e que com esta actividade “criamos ligações muito bonitas com os utentes”, no seu caso, “o meu co-piloto é sempre o mesmo, há todos estes anos”, e sei que “há muito outros participantes que mantêm estas ligações”.
E se as palavras de ordem são aventura e adrenalina, o responsável vai mais longe e admite que o clube, “com quase 30 anos, já organizou muitos eventos, com objectivos diferentes e diferentes naturezas, mas podemos garantir que não há nenhum que nos dê tanto prazer como organizar este Passeio TT”, garante na expectativa de atrair novos participantes para embarcar numa aventura “que certamente não vai deixar os novos participantes indiferentes”. Aliás, “quem vem pela primeira vez, repete a experiência”, assegura.
ANA LAURA DUARTE
[NOTÍCIA DA EDIÇÃO IMPRESSA]
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM