12 de Julho de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Pombal: Casa Varela apresenta imagem com música, ‘workshops’, culinária e artistas ao vivo

6 de Março 2023

O centro de experimentação artística Casa Varela programou um dia recheado de exposições, oficinas, culinária e música, no sábado, para assinalar a apresentação da imagem gráfica daquele projecto de Pombal.

A funcionar desde Novembro de 2020 e aberta ao público em Abril de 2021, a Casa Varela é um espaço municipal de acolhimento a residências artísticas e criação, procurando diversificar a oferta e lançar redes no território.

Agora, em 2023, é lançada a imagem do projecto que ocupa um edifício histórico da cidade, construído na terceira década do século XX, com desenho do arquitecto suíço Ernesto Korrodi.

Para festejar o lançamento da identidade gráfica, o programa inclui vários artistas em actividade no espaço cultural: Anabela Ferreira vai desenhar a aguarela o que acontecer no sábado na Casa Varela; Telmo Mendes realiza retratos segundo o processo fotográfico colódio húmido; e o projecto “Bicicleta manifesta” vai produzir cartazes serigrafados.

À noite, o destaque é “Concerto para uma árvore”, em que Fernando Mota revela, entre outros, um instrumento musical, Hárvore, criado a partir de um carvalho cortado numa limpeza de terrenos na Serra de Montemuro em Fevereiro de 2020.

Vários ‘workshops’ decorrem de manhã e à tarde, como “Sabores do mundo”, de Ali Waldegrave, “uma viagem sensorial cheia de surpresas e partilhas”, anunciou a Casa Varela.

Paul Johnson dirige “Instrumentos do mundo”, oficina que promete ser “a árvore genealógica dos instrumentos musicais de todo o mundo”, com apresentação do resultado a meio da tarde.

Já Diogo deCalle e Bruno Lavos dinamizam o laboratório de fotografia transportado sobre duas rodas, “Bicicleta manifesta”.

Em Pombal, o sábado é ainda marcado pela primeira de 11 sessões (até Julho) de “Gigantones da minha alma”, em que o director artístico do Teatro Figura, José Ramalho, ensina a famílias técnicas de construção e representação com gigantones.

Durante a tarde será ainda possível visitar a exposição “Eu, descartável”, de Marta Paiva, fotógrafa de São Pedro do Sul, em Viseu, que esteve em residência artística na Casa Varela, desenvolvendo trabalho a partir do sentido literal da palavra “descartável” e do sentimento de ser descartável.

LUSA


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM