Cerca de 80 bombeiras, pertencentes a 37 corpos de bombeiros espalhados um pouco por todo o país, vão estar em Penela, no próximo fim-de-semana, a participar numa acção de formação de intervenção em veículos de novas tecnologias.
A iniciativa, que vai decorrer nos próximos dias 11 e 12 de Março, no campo de treinos dos Bombeiros Voluntários, pretende dotar as participantes com conhecimentos teóricos e práticos sobre salvamento ou resgate de vítimas em cenários de acidente envolvendo veículos de novas tecnologias. No sábado (11) de manhã, vai marcar presença na acção a secretária de Estado da Administração Interna, Patrícia Gaspar.
A formação é organizada em parceria entre Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Penela, entidade certificada pela DGERT, e a Heavy Rescue Portugal contando com o apoio institucional da Câmara Municipal de Penela e o patrocínio de diversas entidades.
A acção está integrada no âmbito do Dia Internacional da Mulher e pretende dotar as participantes dos conhecimentos teóricos e práticos, privilegiando o “saber fazer”, que lhes permita proceder ao salvamento ou resgate, em segurança, de vítimas em cenários de acidente envolvendo veículos de novas tecnologias.
No final da iniciativa, pretende-se que as bombeiras estejam mais capacitadas para proceder ao reconhecimento, identificando o tipo de veículos envolvidos e os riscos e perigos específicos; utilizar correctamente as fichas de segurança, enquanto auxiliar na intervenção em situações de emergência envolvendo veículos de novas tecnologias; efectuar a estabilização dos cenários, assegurando a existência de condições de segurança em todo o processo de salvamento; seleccionar e operar de forma correcta os equipamentos necessários para garantir uma intervenção em segurança; executar técnicas de criação de espaço em veículos de novas tecnologias; e executar técnicas de extracção de vítimas em veículos de novas tecnologias.
O presidente da direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Penela, Jorge Pereira, salienta que “paulatinamente, as mulheres têm vindo a afirmar-se na área da protecção civil, adquirindo formação e capacidade técnica, demonstrando que são um elemento imprescindível para um maior e melhor desenvolvimento desta área”. “Assiste-se desde há alguns anos a esta parte, nos corpos de bombeiros, a um aumento do número de mulheres”, destaca ainda.
Por seu turno, o presidente da Câmara Municipal de Penela, Eduardo Nogueira dos Santos, elogia “a constante acção formativa e proatividade que distingue os Bombeiros Voluntários de Penela”. “Não obstante das mulheres estarem plenamente integradas na área da protecção civil e ocuparem já vários cargos administrativos e na cadeia de comando, a igualdade de género é uma luta transversal a todas as áreas da sociedade e este é um caminho que temos de continuar a trilhar de forma a minimizar as assimetrias ainda existentes”, salienta o autarca.
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM