20 de Junho de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Mostra Cultural e Artística da Região de Coimbra é inaugurada na terça-feira

10 de Março 2023

A DENSO – I Mostra Cultural e Artística da Região de Coimbra vai estar patente, entre terça-feira e 06 de Abril, no Centro Cultural do Penedo da Saudade, em Coimbra.

Trata-se de uma exposição co-organizada pelo Instituto Politécnico de Coimbra (IPC) e pela Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra, que pretende “ligar o IPC ao território, em particular aos concelhos de baixa densidade da Região de Coimbra”, refere a Comunidade numa nota de imprensa enviada à agência Lusa.

A exposição de obras de artistas dos municípios que integram a CIM Região de Coimbra, tem curadoria de Bartolomeu Paiva, Cristina Faria e Nuno Chuva Vasco.

A exposição vai contar também com uma mostra de obras literárias dos municípios e uma agenda paralela, composta por seis datas e eventos, a iniciar às 18:00.

Na quinta-feira está prevista a “Quinta com curtas – Marmostra no Centro: uma extensão da mostra de curtas-metragens da Praia da Tocha”, no município de Cantanhede, e, no dia seguinte, será apresentado o livro de poesia “O Sol incendeia o alarido das cigarras”, de António Canteiro, poeta de Cantanhede.

Já no dia 21 de Março, vai ser celebrado o Dia Mundial da Poesia, através da “Roda de Poesia”. com poetas da Figueira da Foz e de Arganil.

No dia 29 de Março, vão ter lugar as “Conversas de Viajante”, com Isabel Craveiro, sob o “Projecto Artéria”, e no dia 31 de Março, será exibido o filme “Terra Queimada”, de Paulo Fajardo, da Mealhada.

Por último, no dia 06 de Abril, haverá “Música ao Centro” com as tradições musicais da Quaresma, pelo Grupo Etnográfico de Arzila e pelo Grupo das Quintas de Vila Nova de Poiares.

“DENSO – I Mostra Cultural e Artística da Região de Coimbra é uma exposição repleta de aprendizagens e riquezas em torno do nosso território, tão rico em cultura e artistas de elevado valor”, sublinha.

A exposição será inaugurada na terça-feira, pelas 15:30, no Centro Cultural do Penedo da Saudade.

“Agradeço aos municípios e ao IPC por esta exposição, que promove o território da Região de Coimbra. Esta é uma excelente forma de trazemos arte à Região de Coimbra e de proporcionar cultura aos nossos cidadãos que, certamente, terá muito sucesso”, disse, citado na mesma nota, o presidente do Conselho Intermunicipal da CIM Região de Coimbra, Emílio Torrão.

A iniciativa decorre no âmbito do projecto @GIR/Gabinetes de Inovação Regional.

“A presença do @GIR no território tem-nos alertado para a riqueza cultural e artística desta região, bem como para a urgência em divulgá-la e esta I Mostra Cultural e Artística da Região de Coimbra, apresenta-nos todo o potencial artístico da Região”, conclui a vice-presidente do Politécnico de Coimbra, Érica Castanheira.

Integram da CIM Região de Coimbra os municípios de Arganil, Cantanhede, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Figueira da Foz, Góis, Lousã, Mira, Miranda do Corvo, Montemor-o-Velho, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra, Penacova, Penela, Soure, Tábua e Vila Nova de Poiares, do distrito de Coimbra, e Mealhada e Mortágua, dos distritos de Aveiro e de Viseu, respectivamente.

Lusa


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM