12 de Julho de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Condeixa: Obras de restauro e conservação na Igreja Matriz de Ega inauguradas este domingo

10 de Março 2023

As obras de restauro e conservação realizadas na Igreja Matriz de Ega, no âmbito da proposta vencedora do Orçamento Participativo de Condeixa “Igreja Matriz de Ega, onde a história é perene!”, da autoria de José Rebelo Bicho, vão ser inauguradas este domingo (12),às 12h00, pelo presidente da Câmara Municipal de Condeixa, Nuno Moita.

No valor de cerca de 50 mil euros, a intervenção tinha como objectivo a resolução de alguns problemas de conservação, na sua maioria relacionados com a presença de humidade e com intervenções anteriores inadequadas.

De acordo com a autarquia, a obra iniciou-se com “trabalhos de conservação e restauro de elementos patrimoniais que integram a capela do Santíssimo Sacramento, nomeadamente na cúpula, retábulo, pilastras e pedestais da entrada, revestimentos azulejares e mesa de altar”.

“Seguiram-se trabalhos de conservação e restauro do portal manuelino da entrada principal da igreja de Ega, a respectiva porta em madeira, a porta da sacristia, a porta de acesso à torre campanário, a porta lateral da igreja e a respectiva cantaria envolvente exterior”, refere a edilidade em nota de imprensa.

A Igreja Matriz constitui um considerável exemplo da arquitectura de raiz manuelina, que se reflecte no portal atribuído a Marcos Pires, no arco-triunfal e ainda na abóbada da capela-mor de Diogo de Castilho, apesar dos aditamentos oitocentistas. De especial valor patrimonial para a pintura primitiva portuguesa salienta-se o retábulo da capela-mor, constituído por um tríptico representando no painel central Nossa Senhora da Graça e a Conversão de São Paulo e Queda de Simão Mago, respectivamente nos laterais. Foram ainda descobertas importantes pinturas murais quinhentistas por detrás dos retábulos colaterais, na parede do arco triunfal.

Encontra-se classificada como Imóvel de Interesse Público pelo Decreto nº40.361 datado de 20 de Outubro de 1955.


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM