Um livro sobre os sardinheiros de Condeixa será a próxima tarefa editorial da Associação Sempre a Aprender (ASA), que apresentou na passada semana a obra ‘Comércio tradicional em Condeixa: lugares da nossa memória’, com coordenação e textos de Maria Rosário Grilo e Fátima Bandeira.
“Os sardinheiros e as sardinheiras de Condeixa foram muito importantes numa época em que o peixe era rei e envolveu muita gente da vila e do concelho”, assinala Maria Rosário Grilo, antecipando a edição de novo livro sobre aquela temática ainda para este ano.
A ASA deu à estampa ‘Comércio tradicional em Condeixa: lugares da nossa memória’, “um livro simples, fácil de ler, que pretende ser um contributo para perpetuar memórias de Condeixa e da sua história”.
“É uma homenagem às pessoas que nesta terra tiveram e algumas ainda têm os seus comércios abertos. Hoje já não é o comércio do cartuxo, já são outras modernices, já são outras circunstâncias, mas a nossa pretensão é perpetuar memórias de Condeixa”, realça Maria do Rosário Grilo, adiantando que a ideia de lançar o livro já vem de há quase duas décadas e está agora finalmente concretizada.
Para Fátima Bandeira, o livro “é feito com o coração, com a memória e em memórias das pessoas de Condeixa”.
“Um povo sem memória, sem história, não tem futuro, e este livro ajuda-nos um bocadinho a ter futuro”, afirma a co-autora.
‘Comércio tradicional em Condeixa: lugares da nossa memória’ está disponível para venda na Biblioteca Municipal Eng. Jorge Bento e em outros habituais espaços comerciais da vila, ao preço de 10 euros.
(Na foto, Fátima Bandeira, Maria do Rosário Grilo, Nuno Moita e Manuel Santos, que assina o prefácio, na apresentação do livro)
[NOTÍCIA DA EDIÇÃO IMPRESSA]
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM