19 de Abril de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Condeixa: Cinema imersivo sensibiliza alunos para a escassez da água

23 de Março 2023

A Câmara Municipal de Condeixa deu início ontem, (22), no Dia Mundial da Água, a uma campanha de educação ambiental direccionada ao público escolar, sensibilizando-o para a importância do ciclo da água, da água nos oceanos e alertando para a necessidade do uso consciente e eficiente da água.

“A escassez de água é uma questão que nos deve merecer uma atenção especial, sobretudo depois de tomarmos consciência das suas consequências reais, como aconteceu no ano passado durante um período de seca prolongada. Esta campanha pretende preparar as novas gerações para uma mudança de comportamentos que se exige para minimizar os impactos decorrentes da crise climática”, destacou Nuno Moita, presidente da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova, durante uma visita à Escola Básica 2,3 de Condeixa, onde decorre a iniciativa.

Durante três dias, entre 22 e 24 de Março, centenas de alunos vão assistir naquele estabelecimento de ensino a sessões de cinema imersivo, com exibição de um filme relacionado com o recurso água, em formato de full dome 360º, incorporando imagens reais e tridimensionais projectadas numa cúpula insuflável.

Participam na iniciativa 550 alunos de 24 turmas dos 4º, 6º, 7º e 8º anos, sendo que aos alunos mais novos será exibido o filme “Oceano fonte de Vida”, que fará uma viagem pela vida nos nossos oceanos e aborda o ciclo da água, e aos mais velhos (7º e 8º anos) será apresentado o filme “Origem da Vida, Formação do Planeta”, que relata, de forma única e espectacular, aquela que pode ser considerada a mais bela história do mundo, ou seja, a história de como começou a vida na Terra.

Esta actividade lúdico-pedagógica, que pretende dar cumprimento ao Plano de Redução de Consumos de Água, proporciona aos mais novos momentos de conhecimento, de forma apelativa através de imagem, projectada a 360º, exibida num planetário insuflável.

No final da acção de sensibilização é ainda entregue a cada aluno uma pequena ampulheta para que, em casa, se sintam incentivados a medirem o tempo que gastam a lavar dentes, mãos e a tomar banho, de modo a reduzirem o desperdício de água.


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM