A Câmara de Condeixa tem em curso o processo de aquisição de um imóvel – a casa onde viveu o Dr. João Ribeiro, na Rua Francisco de Lemos – para a instalação do Arquivo Municipal.
A prender a concretização da transacção estão apenas “algumas questões burocráticas”, em vias de resolução, para finalizar o negócio e avançar com o concurso público para a empreitada de reabilitação.
“Temos a verba alocada para a sua aquisição e o projecto de arquitectura está a ser feito já com base naquele edifício”, assegura ao TERRAS DE SICÓ o presidente da autarquia, Nuno Moita.
O autarca revela que a intenção é que o local não seja apenas um arquivo no sentido restrito, mas que “dê espaço a exposições, conferências, que tenha vida própria”.
“Será um arquivo administrativo municipal, sim, mas também um arquivo histórico com o património documental de Condeixa, que seja passível de visitação, que guarde e preserve a nossa história”, explica Nuno Moita, sobre “um desígnio” que pretende concretizar no mandato que culmina em 2025.
O investimento municipal deverá rondar a casa dos 200.000 euros.
[NOTÍCIA DA EDIÇÃO IMPRESSA]
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM