23 de Janeiro de 2025 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Ansião: Festival do Cabrito de Sicó e Queijo Rabaçal chama a Santiago da Guarda em Abril

19 de Março 2023

A gastronomia da região vai estar em destaque na segunda edição do Festival Gastronómico do Cabrito de Sicó e Queijo Rabaçal, que decorre no fim-de-semana de 1 e 2 de Abril, em Santiago da Guarda, no concelho de Ansião, “numa tenda gigante” montada para o efeito e preparada para receber os mais exigentes comensais.

A confecção das iguarias ficam a cargo de três colectividades da freguesia, a Associação Cultural da Melriça, o Centro de Amizade e Animação Social de Santiago da Guarda e do União Desportiva de Santiago”, revela David Rodrigues, presidente da Junta de Freguesia de Santiago da Guarda, enquanto explica que o evento conta, ainda, com uma mostra de artesanato e venda da produtos endógenos da região de Sicó, onde não vai faltar o apetitoso queijo Rabaçal, o mel, azeite, ou o vinho.

De acordo com o autarca, “as expectativas para a realização deste evento são bastante elevadas”, até porque “depois da primeira edição, realizada em 2019, antes da pandemia, onde recebemos centenas de participantes, muitos deles vindos de fora da freguesia e até mesmo do concelho”, actualmente “sentimos que as populações estão mais desejosas de participar em eventos desta natureza, onde há bons petiscos, produtos endógenos de elevada qualidade e uma oferta cultural cheia de personalidade”.

Por ali, em Santiago da Guarda, o cabrito é o rei da festa, e a organização “dá primazia aos produtores locais”, com o objectivo, acima de tudo de “dinamizar e potenciar a nossa economia”. Juntam-se o queijo, o mel, o vinho e o azeite regionais e a receita tem todos os ingredientes para proporcionar delicioso frenesim às pupilas gustativas.

A abertura do Festival Gastronómico está agendada para 1 de Abril, pelas 19h00, com uma prova de produtos endógenos e os jantares servidos nas tasquinhas (a partir das 20h00).

Já a animação musical tem início pelas 19h30 com Gabriel Gonçalves a inaugurar o palco dos festejos abrindo alas para o grupo Camisas Negras, que garantem diversão pela noite fora.

As actividades retomam no domingo (2), com o recinto a reabrir às 10h30. Mas as tasquinhas só servem almoços a partir das 12h30 e jantares a partir das 19h00. A tarde é preenchida com animação musical, primeiro com o grupo “Concertinas Michel Neves” (14h00) e mais tarde com os concertinistas “Amigos da Gaita”.

De referir que o Festival Gastronómico do Cabrito de Sicó e Queijo Rabaçal é promovido pela Junta de Santiago da Guarda, com o apoio do Município de Ansião e das associações da freguesia.

ANA LAURA DUARTE

[NOTÍCIA DA EDIÇÃO IMPRESSA]


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM