O “Alvaeduca – Mês da Educação” arrancou na passada quarta-feira (1). Trata-se de um projecto dinamizado pelo Município de Alvaiázere, que pretende ser “uma reflexão constante para uma educação inclusiva e reflexiva”. A iniciativa estende-se até ao final do mês com “actividades programadas em resposta à necessidade da comunidade educativa alvaiazerense, reforçando a sua aposta nas crianças e jovens do concelho”, releva a autarquia.
Na sessão de abertura, Ana Faria, vereadora com o pelouro da Educação, salientou que o Alvaeduca 2023 pretende ser “um mês com actividades culturais, desportivas, mas também recreativas, acima de tudo porque uma óptima educação só se consegue se todos estivermos bem, se todos estivermos felizes” e que conta com “um conjunto de actividades que não deixam ninguém de fora, desde os mais pequenos, com as actividades habituais a realizar nos serviços municipais, aos mais crescidos, por exemplo, com o acolhimento do festival de teatro das universidades seniores”, tendo “igualmente a participação dos utentes do CACI da Associação Casa do Povo de Alvaiázere, que apesar de em rigor não se tratar de um espaço educativo apresenta-se como mais uma medida pela inclusão”.
Desta forma, durante todo o mês de Março, os alunos que frequentam os vários estabelecimentos de ensino do concelho vão desfrutar de um conjunto diversificado de actividades, que conta com exposições, um ciclo cultural com espectáculos teatrais, de música e outras componentes artísticas, sessões de mentoria, formações, palestras e conversas, jogos tradicionais, actividades desportivas variadas, visualização de filmes, caminhada, workshops diversos, concursos e convidados especiais.
Assim, a iniciativa “visa a sensibilização da população escolar para a educação pela positiva, sendo este um pilar importante para que as crianças e jovens vivam e cresçam com melhor auto-estima e com noções mais claras de liberdade, responsabilidade e respeito, valorizando o desenvolvimento para uma visão de mundo mais optimista e uma postura afirmativa perante a vida”, reforça a edilidade, enquanto explica que para este ano, e “mantendo a forte convicção que o futuro está na educação das crianças e jovens”, o executivo camarário “voltou a propor um orçamento municipal dedicado a estas áreas, inigualável”, que “ascende a perto de 700.000 euros” e um reforço no investimento no Alvaeduca, que pretende proporcionar um mês repleto de actividades, “em resposta à necessidade da comunidade educativa alvaiazerense, reforçando a sua aposta nas crianças e jovens do concelho”, remata.
[NOTÍCIA DA EDIÇÃO IMPRESSA]
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM