20 de Junho de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Condeixa: Antiga escola primária de Campizes reabilitada para receber novas funções

17 de Março 2023

As obras de reabilitação da antiga Escola Básica do 1.º ciclo de Campizes, entretanto desactivada, vão ser inauguradas amanhã, sábado, permitindo devolver o edifício àquela comunidade da freguesia de Ega.

Esta intervenção, no valor de quase 32.000 euros, pretendeu reparar e beneficiar aquele edifício municipal já bastante degradado e contemplou obras ao nível da cobertura, redes eléctrica, de águas e esgotos, a alteração profunda das casas de banho, reparações e pinturas de paredes exteriores e interiores e ainda a substituição das portas exteriores.

“Desde a reorganização escolar que desactivou muitas das nossas antigas escolas primárias que a Câmara Municipal tem procurado encontrar novas funções para aqueles edifícios, muitos deles já em avançado estado de degradação. Após as obras estamos em condições de devolver aquele edifício ao usufruto da comunidade de Campizes, para quem a antiga escola primária é um lugar de grande significado afectivo, na medida em que foi ali que várias gerações aprenderam a ler e a escrever”, justifica o autarca Nuno Moita.

Na reabertura da antiga escola primária, o edifício será entregue ao Centro Desportivo de Campizes, nos termos do protocolo de cedência de instalações já assinado no ano passado entre o Município e aquela instituição.

Naquele local, o Centro Desportivo de Campizes pretende “aumentar e diversificar as actividades a colocar à disposição dos associados”, nomeadamente diversas formações, contribuindo para “estimular a dinâmica da associação e fomentar a prática associativa junto da comunidade local”, destaca-se no referido protocolo.

As obras realizadas no edifício da antiga escola primária contaram com vários trabalhos, nomeadamente ao nível da cobertura, com a substituição do ripado em madeira que se encontrava apodrecido e das telhas e beirais. A rede eléctrica foi toda renovada, munindo o edifício de novo quadro, armaduras, leds e tomadas. As alterações às casas de banho existentes permitiram garantir as acessibilidades, através da transformação das quatro casas de banho muito pequenas existentes em duas casas de banho de dimensões razoáveis, com a substituição de todas as louças e revestimentos. Toda a rede de águas e esgotos das casas de banho foi substituída. Foi executada a limpeza, reparação e pintura de todas as paredes interiores e exteriores. Substituíram-se as portas exteriores, assim como as portas das casas de banho, em madeira, por portas em alumínio lacado à cor original. Procedeu-se ainda à reparação do portão de entrada e à reparação e pintura do gradeamento sob o muro.

A cerimónia de inauguração decorre amanhã de manhã, com a presença do presidente da Câmara de Condeixa, Nuno Moita.


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM