A exposição “Os Caminhos da Cruz: a função do Senhor dos Passos em Condeixa-a-Nova” é inaugurada na próxima sexta-feira (24), pelas 18h30, na Casa dos Arcos, retratando uma das manifestações religiosas de maior tradição no concelho, a função dos Passos, cujas origens remontam pelo menos ao séc. XVIII.
A mostra sobre uma das vivências locais mais intensas “contou com uma forte colaboração da comunidade condeixense, na medida em que, são precisamente os seus testemunhos de fé a dar corpo a este projecto”, sublinha a autarquia.
Integram a exposição elementos do espólio de arte sacra cedidos pela Unidade Pastoral de Conímbriga e pela Confraria das Almas do Purgatório e do Senhor dos Passos, registos fotográficos de várias épocas e painéis informativos alusivos à história e às tradições associadas a esta celebração, que este ano decorrerá nos dias 11 e 12 de Março.
A exposição apresenta ainda um documentário, em que se privilegiam os testemunhos daqueles que vivem intensamente esta tradição e a narram com emoção e fé, gravado durante as celebrações dos Passos do ano de 2022.
A fé, aliada à história palaciana de Condeixa, em que grande parte dos palácios detêm um nicho para cada um dos passos de Cristo até ao Calvário, vincou este momento religioso na memória colectiva dos condeixenses.
A exposição “Os Caminhos da Cruz: a função do Senhor dos Passos em Condeixa-a-Nova” estará patente na Casa dos Arcos até 8 de Junho e pode ser visitada de terça a domingo, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM