23 de Janeiro de 2025 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

5.ª Punkada actuam em Pombal este sábado

9 de Fevereiro 2023

Os 5.ª Punkada, banda de utentes da Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra (APCC), sobe ao palco da sala de espectáculos do Teatro Cine de Pombal, a 11 de Fevereiro.

E se o nome não lhe diz nada, os 5.ª Punkada são uma banda que, recorrendo a instrumentos convencionais e outros adaptados, compõe e interpreta temas originais e que tem sonhos comuns a muitas outras bandas – gravar um disco ou fazer uma digressão. Assim, talvez valha a pena dizer que dois dos seus elementos são pessoas com deficiência mental e outras duas com paralisia cerebral – um grupo de desordens no desenvolvimento do controlo motor e da postura, que podem originar uma incapacidade motora grave.

Fausto Sousa é a mais pura definição de punk. Quem o veja numa cadeira de rodas poderá não suspeitar disso, mas estamos a falar do comandante do grupo que ajudou a fundar, em 1993. A banda, nascida na APCC, não é um passatempo: é o desígnio de uma vida, a pulsão que predestina Fausto a compor, escrever, cantar e tocar. A ele juntam-se a teclista Fátima Pinho, o guitarrista Jorge Maleiro e o baterista Miguel Duarte, formação imortalizada no disco ‘Somos Punks ou Não?’, gravado em 2021 pela editora leiriense Omnichord.

Os bilhetes custam três euros e podem ser adquiridos através da bilheteira on-line do Município de Pombal, ou directamente no balcão de atendimento do Teatro Cine. O concerto, que arranca pelas 21h30, é a prova de que, mais do que acessibilidade, devemos começar a falar em participação artística plena. Promete surpreender.


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM