21 de Janeiro de 2025 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Pombal: Joana Oliveira tem pela frente futuro promissor no mundo da música

22 de Janeiro 2023

Com apenas 18 anos e uma carreira promissora no mundo da música, a pombalense Joana Oliveira lançou o seu primeiro single nos últimos meses de 2022. ‘Juro’ é uma canção universal, que fala de “uma paixão que todos nós já vivenciámos, sejamos novos ou mais velhos. E também demonstra o quão bonito é estar apaixonado”, conta a jovem.

A primeira vez que se ouviu a cantar numa estação de rádio nacional “nem parecia real”, segreda enquanto admite que “foi muito especial”, e se essa sensação não se esquece, serve também para lembrar que “tudo valeu a pena e que por mais que às vezes pareça que não vai dar certo, acaba por dar”.

Sim, porque o caminho faz-se caminhando e a verdade é que o caminho de Joana Oliveira iniciou-se muito antes: talvez antes dos nove anos, idade com que participou no programa “Crianças ao Palco 2”, dinamizado pela Junta de Freguesia de Pombal. Venceu.

No ano seguinte decidiu enveredar pelo ensino articulado e apostar na sua educação musical, no Conservatório de Música David Sousa, onde se focou nos instrumentos de piano e voz. Acabou por desistir “por se tratar de uma vertente muito clássica, mas que me permitiu obter as bases que necessitava”. Na altura a frequentar o 9.º ano de escolaridade regressou à música, na “Escola ‘Casa da Música’ onde tive aulas de piano e voz”, entretanto desafiou-se a “tentar aprender a tocar guitarra e adorei”, assume.

The Voice

Em 2015 participa no programa televisivo “Pequenos Gigantes” e em 2017 no Festival Internacional de Seia, onde consegue o segundo lugar no escalão 12-16 anos. Em 2019 participa no The Voice, sendo a mais jovem concorrente nas primeiras provas cegas.

E para quem não se recorda, logo na primeira prova a jovem pombalense conseguiu virar as quatro cadeiras dos mentores com a sua versão de “Always Remember Us This Way” de Lady Gaga. Diogo Piçarra foi o primeiro mentor a virar a cadeira e foi o escolhido para orientar Joana Oliveira. Após o The Voice, assina com a Universal Music Portugal e estreia o seu single “Juro”.

A cantora recorda como “o The Voice Portugal foi o meu maior desafio”, onde, apesar de se “sentir pequenina no meio de tanta gente assustadoramente talentosa”, teve a oportunidade de “aprender a ganhar mais força e também perceber que a música é o trabalho que quero seguir”. E não esquece: “conheci pessoas incríveis que levo para a vida e acho que isso é o mais importante”.

Simples, mas diferente

Maria Castro, Syro, The Weeknd ou Diana Lima são alguns dos artistas que Joana Oliveira acompanha, no entanto caracteriza a sua sonoridade como “simples, mas diferente”, onde sente que “reconhecem facilmente a minha voz, diferenciando-a um pouco das outras”. A inspiração? Bem, essa vem do “dia-a-dia, das histórias que ouço e de experiências próprias”. Depois é “juntar tudo e criar uma bonita canção”, afirma.

Sobre o ‘Juro’, Joana Oliveira adianta que o processo criativo “foi incrível”, até pela “paz de saber que todos os que estávamos a escrever a música estávamos no mesmo barco. Ou seja, estar numa sala pequena com quatro pessoas pode parecer intimidante, mas não foi: foi super divertido” e “bom para cada um se expressar, à sua maneira, de modo a criar uma música em que todos puderam desabafar”.

E desengane-se quem pensa que por trás da diversão não há esforço, uma vez que “todo o processo requer muito trabalho: primeiro compor a música, depois gravar a voz apenas para rascunho. Gravar a voz final, gravar os instrumentos e no fim o produtor ainda trata de todos os pormenores”, conta.

De acordo com a artista, o single “Juro” é uma balada composta por Joana Oliveira em conjunto com o Colectivo Criativo composto por Duarte Carvalho, Emanuel Oliveira, Carlota Lopes, Pedro Gonçalves e Umbelino. A produção ficou a cargo da dupla No Maka.

Sem levantar a ponta do véu e sem revelar datas, a jovem pombalense admite que os “concertos ao vivo estão nos meus planos” e confessa que está a preparar o lançamento do seu primeiro álbum. “Só posso dizer que vai ser diferente e especial”, remata.

ANA LAURA DUARTE

[NOTÍCIA DA EDIÇÃO IMPRESSA]


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM