A Fundação Dr. José Lourenço Júnior, sediada em Abiul, foi umas das 36 candidaturas seleccionadas ao Prémio BPI Seniores 2022, promovido pelo BPI e Fundação “La Caixa”, das 215 candidaturas recebidas a nível nacional.
O projecto premiado, denominado “Sentir É Viver”, apresenta-se com o objectivo de combater o declínio cognitivo em estado inicial e/ou avançado, acentuado pela pandemia, em idosos, com patologias diversas, nomeadamente com estados demenciais e/ou depressivos, sendo que “a solução passa pela implementação de Programa de Intervenção Terapêutico (PIT) com Estimulação Cognitiva e Motora em Jardim Sensorial, com recurso a actividades sensoriais e motoras no exterior, em contacto com a natureza e o ambiente”, revela a Fundação em nota de imprensa.
O PIT em espaço exterior será complementar às actividades e intervenções que se realizam de estimulação cognitiva com terapia Snoezelen na sala multissensorial existente no interior da instituição, inaugurada em Setembro de 2022.
Assim, o espaço exterior do Lar Otília Lourenço será alvo de requalificação, “tornando-o 100% acessível, dotado de equipamentos musicais, serão criados percursos sensoriais de estimulação dos sentidos, ferramentas para actividade física e outros meios”.
O Jardim Sensorial, constitui-se ainda como “um espaço de educação não-formal para todas as pessoas, independente de qualquer limitação física ou cognitiva”, onde serão promovidas actividades diferenciadas para seniores, actividades intergeracionais bem como a dinamização de workshops e ateliers, por parceiros diversos.
De acordo com a mesma nota, “serão realizadas as intervenções personalizadas com os idosos para Estimulação Cognitiva e Motora, em grupo ou individuais, em contacto directo com a Natureza e o Meio Ambiente, onde é utilizada uma abordagem “não farmacológica inovadora, já testada e validada em diversos estudos científicos”.
À semelhança de outras iniciativas promovidas pela Fundação Dr. José Lourenço Júnior, também a utilização deste espaço “será aberta a outras instituições e à comunidade, com o objectivo de partilha de boas práticas e no espírito de Missão que regem os princípios da instituição”, assume a instituição.
A 10ª edição do Prémio BPI Fundação ”la Caixa” Seniores atribuiu 1,3 milhões de euros a 36 projectos que visam dar respostas sociais aos problemas da solidão emocional e social dos mais velhos, evitando o progressivo isolamento na comunidade.
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM