13 de Janeiro de 2025 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Pombal: Centro apoia integração de migrantes

20 de Janeiro 2023

Pombal recebeu, durante o último ano, 200 famílias de refugiados que se fixaram no concelho, revelou Pedro Pimpão, presidente da Câmara Municipal de Pombal, durante a sessão de inauguração do Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM), que se realizou no passado dia 12, com a presença da secretária de Estado da Igualdade e Migrações, Isabel Almeida Rodrigues, e de José Reis, em representação do Alto Comissariado para as Migrações.

O posto de atendimento que vai funcionar no edifício da Loja de Cidadão, no centro histórico de Pombal, passará a ser “mais uma condição para que as pessoas que escolham o nosso território se sintam devidamente integradas”, admite o edil, enquanto explica que a entrada em funcionamento deste gabinete é “resultado de uma cooperação entre o Município, o Alto Comissariado para as Migrações, e a Associação de Desenvolvimento e Iniciativas Locais de Pombal (Adilpom)”.

Isabel Almeida Rodrigues realçou Pombal como um “território de acolhimento”, sendo o CLAIM um contributo para que as “pessoas migratórias”, que acorrem ao concelho para fazer as suas vidas, “sejam felizes”. A secretária de Estado destacou, ainda, o facto de Pombal apresentar um tecido empresarial “capaz de absorver estas pessoas no mercado de trabalho”.

O presidente da Câmara Municipal de Pombal sustentou que o CLAIM “vai ser mais um elemento agregador”, visando dar resposta às necessidades das famílias que escolhem o território para o seu projecto de vida e sendo “mais uma resposta diferenciadora que torna o território mais atractivo”. Para Pedro Pimpão, “a instalação do CLAIM enquadra-se na estratégia municipal em acolher, cada vez melhor, os cidadãos que escolhem o território para se fixar”.

Referindo-se a outros programas já implementados no concelho, o autarca anunciou que “o Município está a trabalhar com o Alto Comissariado para as Migrações (ACM) e com a Secretaria de Estado da Igualdade e das Migrações, em novos projectos destinados às famílias migrantes”.

Assim, Pombal prepara-se para integrar a Bolsa Nacional de Alojamento Urgente e Temporário (B-NAUT), programa criado no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência, que visa apoiar pessoas que carecem de soluções de alojamento de emergência ou de transição, tendo em vista a sua inclusão social, protecção e autonomização, o combate às desigualdades e a garantia de uma protecção social adequada face a situações de risco e emergência.

O funcionamento do CLAIM será assegurado por técnicos do Município, que para o efeito obterão formação especializada, tendo no centro da actuação a salvaguarda dos direitos dos cidadãos imigrantes.

Os CLAIM são gabinetes/espaços de acolhimento, informação e apoio, que têm como missão apoiar todo o processo de acolhimento e integração de pessoas migrantes, articulando com as diversas estruturas locais. Estes serviços prestam apoio e informação geral em diversas áreas, tais como regularização, nacionalidade, reagrupamento familiar, habitação, retorno voluntário, trabalho, saúde, educação, entre outras questões do quotidiano.

ANA LAURA DUARTE

[NOTÍCIA DA EDIÇÃO IMPRESSA]


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM