O município de Soure candidatou-se à nova da fase do projecto Planos Integrados e Inovadores de Combate ao Insucesso Escolar”, promovida pela Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra, reforçando a aposta na educação.
“Através deste programa, a autarquia volta a implementar uma equipa multidisciplinar de intervenção multinível, que (…) presta apoio dentro das suas áreas de formação, contribuindo para potenciar o sucesso escolar das crianças do ensino pré-escolar e primeiro ciclo”, adiantou a Câmara Municipal, em comunicado.
Às áreas de psicologia e terapia da fala, o município de Soure, presidido por Mário Jorge Nunes, “somou uma nova área de intervenção, disponibilizando também um técnico de animação socioeducativa”.
“Considerando a necessidade de intervir o mais precocemente possível no sentido de minimizar e atenuar dificuldades, bem como reduzir o impacto que as mesmas podem ter no desempenho dos alunos, o município dinamiza este projecto procurando proporcionar uma estratégia privilegiada de promoção do sucesso escolar, garantindo o acesso à educação e saúde a todas as famílias do concelho”.
Os técnicos da autarquia, segundo a nota, “trabalham directamente com as crianças, intervindo de acordo com as necessidades específicas de cada uma, mediante avaliação clínica e um plano de intervenção”.
Um gabinete de atendimento apoia os encarregados de educação e promove “o seu envolvimento no progresso dos educandos”.
A medida “integra o projecto educativo municipal”, que aposta no “desenvolvimento integral das crianças e jovens do concelho”, através de iniciativas de prevenção e “minimização dos factores de risco” que visam assegurar “a igualdade de oportunidades” no sucesso escolar.
LUSA
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM