12 de Julho de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Liga Portuguesa Contra o Cancro lança “Desafio 5Km” e alerta para “cuidados mais justos”

24 de Janeiro 2023

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) assinala, este ano, o Dia Mundial do Cancro (4 de Fevereiro) com o “Desafio 5Km”, em parceria com a União Internacional para o Controlo do Cancro (UICC), e visa mobilizar a população para um objectivo comum: alertar para a importância do acesso a cuidados mais justos.

A iniciativa da LPCC alusiva ao Dia Mundial do Cancro – “Desafio 5Km” – foi lançada no sábado (21), em Leiria, na Final Four Allianz Cup 2023, e consiste em completar cinco quilómetros de bicicleta, a nadar, a correr ou, simplesmente, a caminhar. Depois de concluir o exercício, o objectivo é publicar a conquista dos 5Km nas redes sociais com o hashtag #LPCCdesafio5km e desafiar cinco amigos a fazer o mesmo e a divulgar a mensagem. Somando o total de iniciativas dos participantes, pretende-se alcançar os 40.075 Km, distância que representa o perímetro da Terra. Para tal, são necessárias 8.015 participações.

O cancro afecta muitas pessoas, mas nem todos têm acesso aos cuidados de que necessitam e é imperativo chamar a atenção para a necessidade de se garantirem “cuidados mais justos” para todos, por isso, “queremos que esta ideia dê a volta ao mundo”, afirma o presidente da direcção da LPCC, Francisco Cavaleiro de Ferreira.

A campanha “Por cuidados mais justos” é construída para inspirar mudanças e mobilizar acções e, sendo uma campanha trianual, constitui um fio orientador para trabalhar um tema específico a cada ano, constituindo a trilogia: conhecer (2022), agir (2023) e desafiar (2024).

Este ano é a oportunidade para unir vozes e entrar em acção mobilizando amigos, familiares, colegas e vizinhos incentivando-os a realizarem o “Desafio 5Km” ou, simplesmente, a inscreverem-se como voluntários da Liga Portuguesa Contra o Cancro.

O Dia Mundial do Cancro (DMC) foi criado a 4 de Fevereiro de 2000, na “World Summit Against Cancer for the New Millenium”, realizada em Paris, e assinala-se anualmente por iniciativa da UICC. Capacitar e unir a população para enfrentar um dos maiores desafios de saúde pública, consciencializar, melhorar a educação e promover a acção pessoal e colectiva, na luta contra o cancro, são estes os objectivos que sustentam o foco do DMC.


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM