14 de Julho de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Condeixa: Secretária de Estado da Cultura acompanha investimentos do PRR

26 de Janeiro 2023

A Secretária de Estado da Cultura, Isabel Cordeiro, esteve em Condeixa na passada segunda feira para reunir com o presidente da Câmara Municipal, Nuno Moita, e acompanhar o andamento dos investimentos previstos no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Recorde-se que o Município de Condeixa vai receber um montante global de 5,2 milhões de euros de investimento a executar em Conimbriga até 2025, sendo que o principal projecto, no valor de cerca de 5 milhões de euros, se destina a concretizar obras de valorização no Museu Monográfico.

“Nos próximos dias estaremos em condições de lançar o procedimento para a elaboração daquele que é o projecto âncora de todo o investimento, relacionado com as obras no Museu Monográfico, e que tem consagrada a maior comparticipação financeira. Durante as próximas semanas avançaremos com os procedimentos dos restantes projectos”, revelou Nuno Moita, presidente da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova

Acompanhada do Director Geral do Património Cultural, João Carlos Santos, a Secretária de Estado Isabel Cordeiro reafirmou a disponibilidade financeira para avançar com obras determinantes para a valorização de Conimbriga, desejando que os projectos avancem tão rápido quanto possível. “É um dos sítios mais visitados do conjunto de museus da Direcção Geral do Património Cultural e que tem associado um museu a necessitar de ser modernizado. É uma intervenção que já peca por tardia e Conimbriga merece”, destacou a governante Isabel Cordeiro.

O edil Nuno Moita, adiantou, por seu lado, que já deu “instruções internas para que estes projectos sejam tratados com a máxima prioridade, conscientes que estamos que são processos complexos e com prazos apertados”, garantiu Nuno Moita durante a reunião técnica de trabalho.

Estes investimentos pretendem assegurar uma remodelação do Museu Monográfico de Conimbriga, nomeadamente a valorização das áreas de reserva, de exposições temporárias e oficinas, melhoria das acessibilidades, sistemas eléctricos, segurança e iluminação e redes wi.

Refira-se que nos últimos anos a Câmara de Condeixa tem reivindicado junto da Administração Central investimentos significativos em Conimbriga, considerando tratar-se de um activo estratégico para o desenvolvimento do concelho e da região.


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM