10 de Setembro de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Cantanhede: Águas do Centro Litoral consigna construção de ETAR por 9 milhões de euros

24 de Janeiro 2023

A Águas do Centro Litoral (AdCL) consignou hoje a construção da ETAR de Cantanhede, orçada em cerca de nove milhões de euros.

A obra “corresponde, de facto, a uma ambição de há vários anos de trabalho”, afirmou hoje o presidente do conselho de administração daquela empresa, Alexandre Tavares, à margem da assinatura da consignação da empreitada de concepção-construção da estação de tratamento de águas residuais (ETAR) de Cantanhede.

O empreendimento surge da necessidade de solucionar o saneamento nos municípios de Cantanhede e de Mira, onde o extenso emissário que recebe os efluentes dos dois municípios, e é encaminhado para a ETAR de Ílhavo, começou a registar excesso de caudais, ocorrendo descargas.

Segundo Alexandre Tavares, este problema foi detectado em 2016, tendo sido procuradas formas para o resolver, sendo que em 2019 foi definido qual a opção a concretizar, a construção de uma nova estação de tratamento de águas residuais.

Após dois concursos públicos internacionais, em Fevereiro e Agosto de 2020, que não receberam propostas, a obra foi hoje consignada.

A obra foi o culminar de um processo “doloroso, penoso, difícil para todas as entidades envolvidas”, afirmou, na sua intervenção, a presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Helena Teodósio.

A nova ETAR, com um prazo de execução de 450 dias, que representa um investimento de cerca de nove milhões de euros, co-financiada pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), vai ficar situada em Cochadas, na Tocha, e servirá 37 mil habitantes-equivalentes.

A infra-estrutura servirá áreas do concelho de Cantanhede, que actualmente são abrangidas pelo subsistema Ria Sul-Aveiro e a zona de ampliação da cobertura “em baixa” desse município, nomeadamente as localidades de Febres, Ourentã, Pocariça, entre outras.

Além desta obra, a AdCL já tem em curso a empreitada “Aumento da capacidade das infra-estruturas”, no valor de 3,7 milhões de euros, co-financiada por fundos comunitários.

Ambas as obras, no valor total de 12,8 milhões de euros, financiadas pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), têm como objectivo “reforçar do Sistema de Saneamento da Ria Sul-Aveiro e pretendem solucionar o saneamento nos municípios de Mira e Cantanhede”.

As duas empreitadas incluem a construção da ETAR de Cantanhede, de 1,2 quilómetros de emissários de saneamento e ainda o aumento de capacidade das 5 estações elevatórias existentes – Pocariça (CTI), EE Pisão (CT2), EE Catarinões (CT3), EE Taboeira (CT5) e EE Casal dos Netos (CT6)).

O presidente da Câmara Municipal de Mira, Raul Almeida, aproveitou a ocasião para lançar o repto à Agência Portuguesa do Ambiente (APA) para que os municípios sejam ressarcidos do “passivo ambiental” que têm tido ao longo destes últimos anos, com este problema.

LUSA


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM